Saiba como receber o Auxílio Brasil

Chegou ao fim o Bolsa Família após 18 anos de existência

Se você era um dos beneficiários do Bolsa Família, deve estar se perguntando “como receber o auxílio Brasil?” Esse auxílio federal, surgiu para substituir o Bolsa Família, distribuindo renda para as famílias carentes. Além disso, o programa entrou em vigor no último dia (17). Para saber mais sobre o assunto, veja hoje 18/11, aqui no Valor Diário, o que é preciso para ter acesso ao benefício.

Auxílio Brasil

O que é?

Primeiramente, o auxílio que teve início esse mês (novembro), é um programa social para substituir o Bolsa Família e o fim do Auxílio Emergencial. Além disso, o programa reúne diferentes esferas políticas e sociais de saúde, educação, renda básica, emprego e assistência social, possuindo 9 tipos de modalidade de auxílio.

Contudo, o programa também promove o apoio financeiro as gestantes, lactantes, crianças e adolescentes, em busca da inserção de familiares em meios de trabalho.

Como receber o Auxílio Brasil
Saiba como receber o Auxílio Brasil. Foto: Pexels

Leia também: Comprar ou Alugar? Qual é o mais vantajoso para obter um veículo?

Saiba como será o Salário-Mínimo 2022!

Quem vai receber?

Os beneficiários, serão aquelas famílias já assistidas pelo Bolsa Família, ou que possuam o Cadastro Único (CadÚnico). Dessa forma, cerca de 17 milhões de famílias receberão o auxilio. Sendo então, um número superior ao atual do Bolsa Família.

Além disso, o auxílio também visa substituir o fim do Auxílio Emergencial (atualmente distribuído para 40 milhões de famílias), no qual, cerca de 23 milhões delas, estarão desassistidas pelo Auxílio Brasil, sendo considerado um número alarmante!

Por fim, os critérios serão os mesmos do Bolsa Família, que são de: renda máxima de R$550 reais por membro da família, todos filhos na escola, além de uma renda mensal não superior a R$3.300 mil.

Como receber?

A princípio, será obrigatório possuir um cadastro no CadÚnico. Dessa forma, um membro da família de pelo menos 16 anos, deverá se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade, onde fica disponível um posto de atendimento do CadÚnico.

Da mesma forma, será necessário ter em mãos, um documento de identificação com foto, além de levar a certidão de nascimento, ou um documento que comprove a identificação de todos os membros da família.

Por fim, caso você já possua o cadastro no CadÚnico, basta checar se as suas informações estão atualizadas, no aplicativo “Meu CadÚnico”.

Leia também: O aplicativo Caixa Tem funciona aos Domingos? Saiba agora!

Quem recebe o AUXÍLIO EMERGENCIAL vai receber o AUXÍLIO BRASIL? DESCUBRA MAIS sobre o tema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.