Small caps; saiba como e se é hora de investir nas ações de pequenas e médias empresas

Mesmo com maior risco, investir em small caps pode ter rentabilidade alta e em pouco tempo

São Paulo, segunda-feira, 18 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – Small caps são comumente chamadas as empresas com capital menor do que as tradicionais, que são denominadas blue chips. De todo modo, investimentos em ações de pequenas e médias empresas é visto com bons olhos. Ou seja, por serem empresas com potencial de crescimento elevado, assumir o risco pode ser muito lucrativo ao investidor.

Porém, importante saber características importantes para analisar antes de investir em uma small cap. Dessa forma, o Valor Diário mostrará as vantagens e desvantagens de aplicar seu capital em empresas com pequeno valor na bolsa de valores, comparando-se às grandes potências.

Leia também: Conheça 5 cartões de crédito sem anuidade

Small caps; saiba como e se é hora de investir nas ações de pequenas e médias empresas (imagem de Pixabay)
Small caps; saiba como e se é hora de investir nas ações de pequenas e médias empresas (imagem de Pixabay)

O que são small caps?

Em síntese, é a classe de empresas com capital aberto na bolsa de valores que possuem um baixo valor de mercado. E, desse modo, ao contrário das blue chips, que são as ações mais caras listadas pela bolsa.

No entanto, não há uma parametrização entre os valores destas empresas. Como, por exemplo, existem corretoras que utilizam como referência a limitação de R$ 3 bilhões de valor de mercado para que uma empresa se mantenha nesta categoria.

Quais vantagens e desvantagens de investir nessas empresas?

Primeiramente, a principal vantagem é que as small caps geralmente são empresas com grande potencial de crescimento. Em resultado, uma super valorização dos papéis na bolsa. Comumente são empresas que investem em negócios promissores, ainda pouco conhecidos.

Ainda mais, essas empresas oferecem ações mais baratas. Desse modo, se torna mais acessível e, consequentemente, pode atingir um maior número de investidores.

Confira também: Quem tem Bolsa Família precisa se cadastrar no Auxílio Brasil? Entenda

Por outro lado, a desvantagem é que, por referir-se a empresa nova no mercado de ações, talvez quando tiver interesse em venda pode ter problemas com a liquidez. Ou seja, não conseguir compradores tão facilmente quanto conseguirá em ações blue chips.

Existem empresas ainda menores?

Por oportuno, existem também outras categorias de empresas na bolsa de valores. Simplificadamente, atualmente existem as seguintes classificações de empresas:

  • nanocaps;
  • microcaps;
  • small caps;
  • mid caps;
  • large caps;
  • mega caps.

Agora é o momento de investir?

Com a recente crise da economia brasileira, foi possível ver um declínio nos preços de ações em small caps. Desse modo, conforme matéria de Fernanda Bastos e Beatriz Quesada, de 11 de abril de 2022, do site Exame, este pode ser o momento de comprar ações baratas dessas empresas. Como, por exemplo, os papéis de 3R Petroleum (RRRP3) e WDC (LVTC3).

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “3 small caps baratas e com alto potencial de valorização!”, do Canal Clube do Valor, do YouTube.

Você também pode gostar: Saiba como depositar dinheiro na conta Nubank

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.