O Governo Federal começa a repassar a segunda parcela do Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (20) para os informais que são inscritos no CadÚnico ou que fizeram solicitação pelo aplicativo. Porém, o uso da Poupança Digital Caixa para a movimentação do dinheiro ainda gera dúvidas aos interessados.
A dúvida ocorre porque essa passou a ser a única forma de receber o dinheiro do Auxílio Emergencial repassado pelo governo para os trabalhadores que não são cadastrados no Bolsa Família.

Leia mais: Mães adolescentes têm direito ao auxílio emergencial, confira
Ou seja, não haverá mais transferência direta para a conta corrente do beneficiário. Veja mais detalhes sobre a poupança gratuita da Caixa Econômica Federal e como ela pode ser usada.
Mas o que é Poupança Digital Caixa?
A Poupança Social Digital Caixa é uma modalidade de conta poupança simplificada e gratuita criada pela CEF para que os beneficiários de programas governamentais possam utilizá-la de maneira on-line.
O limite de saldo e a movimentação máxima mensal é de R$ 3.000 para cada cliente. O dinheiro é gerido pelo aplicativo Caixa Tem.
Atualmente, ela serve exclusivamente para que os beneficiários do Auxilio Emergencial possam pagar contas, transferir ou sacar dinheiro com o aplicativo. Mas, em breve, a poupança também poderá ser utilizada para consultas a FGTS, abono do PIS, Seguro-Desemprego e Bolsa Família.
Como quem não tem Internet pode acessar a Poupança Digital?
O uso da poupança digital Caixa gera dúvidas gerais por parte de pessoas que possuem acesso restrito à Internet ou não são acostumadas a mexerem com aplicações digitais.
Para evitar que a falta de Internet impossibilite o uso da poupança, as operadoras de telefonia móvel estão disponibilizando os aplicativos CAIXA | Auxílio Emergencial e CAIXA Tem com navegação gratuita até o fim de maio. Assim, é possível baixar e utilizar os dois aplicativos sem gastar dados de Internet.
Leia também: Quem tem conta na Caixa recebe quando o Auxílio Emergencial? Veja o calendário
E como utilizar o aplicativo Caixa Tem?
A movimentação do dinheiro recebido na poupança é feita exclusivamente pelo app Caixa Tem. Após baixá-lo na loja de aplicativos disponível no celular, o beneficiário irá informar o CPF na página inicial da plataforma.
Em seguida, seguirá informando os dados pessoais pedidos e clicando em confirmar. Após o fim do cadastro, poderá escolher uma senha de acesso e movimentar sua nova poupança de maneira gratuita.
Quais são os serviços oferecidos?
- Realizar até dois saques por mês, em terminal de autoatendimento da Caixa ou em agências lotéricas pelo Saque Digital sem cartão;
- Fazer até três transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos;
- Efetuar transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Realizar consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.
- Não há custo de manutenção da conta poupança.
Leia ainda: Conta digital da Caixa: como movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial