O Governo já começou o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial, para quem já foi beneficiado no primeiro vencimento no mês de abril. Porém, mesmo com o valor em conta, ainda não é possível fazer saque e transferência da poupança social Caixa. Entenda o calendário.
Diferentemente do pagamento da primeira parcela, o segundo repasse é feito exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem, no qual é possível movimentar o dinheiro transferido para a poupança digital que é criada gratuitamente pela CEF.

Leia mais: Cartão virtual Caixa é aceito para pagar compras em supermercados
Mas, por que ainda não é possível fazer saque e transferência da poupança social Caixa?
Mesmo com repasses feitos para a poupança, ainda não é possível sacar em espécie ou transferir dinheiro para outras contas correntes.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a medida foi adotada porque muitos trabalhadores estavam burlando as regras e transferindo dinheiro para alguma outra pessoa conhecida. Assim, formularia aglomerações maiores do que as esperadas.
“A Caixa informa ainda que a organização do pagamento das novas parcelas do auxílio emergencial visa evitar aglomerações nas agências bancárias e contribuir para a observância das medidas de proteção à saúde da população e de segurança no sentido de evitar a propagação da covid-19”, diz nota divulgada pelo banco.
Leia também: Poupança Digital Caixa gera dúvidas aos interessados
Calendário para saque e transferência
As opções para saque em caixa eletrônico ou lotéricas ou transferência para outras contas serão liberadas somente a partir do dia 30 de maio, com uma ordem determinada pelo mês de nascimento.
Confira o calendário para saque e transferência:
30 de maio: nascidos em janeiro
01 de junho: nascidos em fevereiro
02 de junho: nascidos em março
03 de junho: nascidos em abril
04 de junho: nascidos em maio
05 de junho: nascidos em junho
06 de junho: nascidos em julho
08 de junho: nascidos em agosto
09 de junho: nascidos em setembro
10 de junho: nascidos em outubro
12 de junho: nascidos em novembro
13 de junho: nascidos em dezembro
O que pode ser feito enquanto não é possível saca ou transferir o dinheiro?
Para ter acesso e movimentar o dinheiro do benefício, o cidadão deve baixar e efetuar cadastro no aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.
Enquanto não é possível sacar ou transferir o dinheiro do auxílio, o beneficiário pode usar as funções de pagamento em débito virtual nos supermercados com máquina de cartão da Cielo ou pagar boletos direto pelo aplicativo.
Leia ainda: Cartão Virtual do CAIXA Tem: função já foi liberada para usuário