Serasa: maioria da população possui cinco ou mais cartões de crédito; entenda a razão de tanto crédito no mercado
Entenda o motivo dos brasileiros buscarem mais crédito no mercado financeiro
Paulo Afonso, sexta-feira, 13 de maio, por Gabriele de Paula — Entre os dias 18 e 20 de abril, a Serasa realizou uma pesquisa para coletar informações sobre o comportamento de consumo dos brasileiros. A pesquisa foi realizada no formato online e ouviu mais de 3.500 clientes que tiveram cartão de crédito aprovado nos últimos 90 dias.
A pesquisa revelou que mais da metade dos brasileiros possuem 5 cartões de crédito ou mais. Boa parte dos entrevistados tinha entre 25 a 34 anos. Assim, hoje o Blog Valor Diário explica tudo sobre a pesquisa e a razão do brasileiro estar procurando por mais crédito no mercado financeiro.
Pesquisa Serasa
Em primeiro lugar, a pesquisa da Serasa revelou quais são as compras consideradas mais importantes pelos brasileiros que utilizam o cartão de crédito. Segundo os entrevistados, veja a sequência de gastos considerados mais importantes para compra no cartão de crédito:
- supermercado e alimentação (17%)
- farmácia (15%)
- eletrodomésticos (14%)
- roupas (11%)
- móveis (10%)
- viagens (10%)
- boletos (6%)
Aumento do uso do cartão de crédito por brasileiros
Com a inflação alcançando níveis records nos últimos meses, a população brasileira precisou buscar outras fontes para a sua sobrevivência. Isso porque os produtos mais afetados pela inflação são os de consumo básico, como a alimentação, por exemplo.
Você também pode gostar: Isenção de imposto de renda sobre imóvel; confira as regras do IR 2022
Assim, os brasileiros recorreram para o cartão de crédito. É o que mostra a pesquisa realizada pela Serasa no último mês. Ela revelou que as compras com cartão de crédito consideradas mais importantes pelos brasileiros são de supermercado e alimentação.
Dessa forma, com a busca de crédito para a compra de produtos básicos para a sobrevivência, cresce a preocupação com a inadimplência.
“A pesquisa mostra a relevância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alerta sobre os riscos da inadimplência”, comenta Amanda Rapouzo, Gerente do Serasa eCred.
A inadimplência cresceu ao mesmo tempo com a alta demanda dos cartões de crédito. O presidente da CNC, José Roberto Tadros afirmou que “a inflação alta [faz com que] as famílias encontrem nos recursos de terceiros uma saída para a manutenção do nível de consumo”.
Por fim, confira o vídeo da matéria veiculada no canal do YouTube Band Jornalismo sobre o número de inadimplentes no Brasil:
Leia a seguir: Fundos imobiliários: confira aqui os melhores FIIs segundo especialistas