Isenção de imposto de renda em PLR: aprovada pelo Senado a isenção de IR sobre a participação nos lucros de empregados; veja mais

Entenda o que ainda falta para o Projeto de Lei entrar em vigor

Paulo Afonso, segunda-feira, 2 de maio, por Gabriele de Paula — Na última semana, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a isenção de imposto de renda em PLR. Os votos para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 581/201 foram unânimes. Assim, os funcionários que receberem participação dos lucros da empresa não precisará declarar o valor em seu imposto de renda.

No entanto, ainda existem alguns caminhos a serem percorridos antes de o Projeto de Lei ser, de fato, colocado em prática. Por isso, hoje o Blog Valor Diário explica tudo sobre a nova medida e o que ainda falta para os colaboradores não precisarem mais declarar a Participação de Lucros ou Resultados no imposto de renda.

Isenção de imposto de renda em PLR aprovada pelo Senado a isenção de IR sobre a participação nos lucros de empregados; veja mais - Reprodução Pixabay
Isenção de imposto de renda em PLR aprovada pelo Senado a isenção de IR sobre a participação nos lucros de empregados; veja mais – Reprodução Pixabay

Veja também: Você conhece o cartão Nubank? Entenda como funciona e suas categorias

A aprovação do novo Projeto de Lei 581/201 resultou em 13 votos contra 0 na CAE. Apesar disso, ainda é necessário esperar até o dia 5 de maio para saber se algum senador irá impor recurso. Se isso acontecer, haverá uma votação no Plenário do Senado.

Por outro lado, pode acontecer de nenhum senador impor recurso até a data prevista. Nesse caso, a análise do projeto será encaminhada direito para a Câmara dos Deputados. Assim, passará pelas suas devidas comissões antes de seguir para o plenário.

Você também pode gostar: Quais são as 4 ações que mais pagam dividendos? Descubra hoje

Diferença de tratamento entre sócios e colaboradores

Para o senador Álvaro Dias, autor do projeto, o tratamento entre sócios e colaboradores beneficiários do PLR é desigual. Isso porque a isenção do imposto de renda para os sócios já existe. Agora, o novo projeto visa estender essa isenção também para os funcionários dessas empresas.

“Com a isenção tributária, os trabalhadores poderão receber mais recursos líquidos a título de PLR, o que tornará o regime mais interessante ao trabalhador e ajudará a movimentar e economia nacional”, destacou o senador Irajá em entrevista para a Agência Senado.

“É preciso afastar por completo o imposto sobre a renda que hoje grava o pagamento de PLR aos empregados das empresas, de sorte a conferir tratamento semelhante ao dispensado pelo legislador aos lucros entregues aos acionistas”, completou

Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Professor Cristiano Azevedo. Através da sua explicação é possível compreender o que é o PLR e como é calculado.

Leia a seguir: 8 Como escolher um bom fundo imobiliário? Aprenda hoje

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.