Anvisa prorroga por um ano o uso emergencial da vacina Coronavac e mantém uso de máscaras em voos

Vacina Coronavac e uso de máscaras em voos são as novidades divulgadas pela Anvisa em seu portal.

Salvador, terça-feira, 17 de maio, por Vivaldo Pereira – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comunicou na última quinta-feira, 12 de maio, em seu portal, que irá prorrogar por mais 12 meses a autorização da vacina Coronavac em todo o território nacional. Além disso, determinou, também, a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos domésticos e internacionais – só permite a sua retirada, por questões óbvias, durante as refeições.

Ademais, o Valor Diário apurou que a agência também determinou a manutenção do desembarque em fileiras e recomenda um “distanciamento possível” nos aeroportos. Além disso, autorizou o uso da capacidade máxima dos aviões e só liberou o serviço de bordo para voos domésticos.

Você também pode gostar: Abrir MEI: principal erro que muita gente cai ao abrir seu CNPJ MEI

Anvisa prorroga por um ano o uso emergencial da vacina Coronavac e mantém uso de máscaras em voos - Reprodução: Pixabay.
Anvisa prorroga por um ano o uso emergencial da vacina Coronavac e mantém uso de máscaras em voos – Reprodução: Pixabay.

Vacina Coronavac e máscaras contra os riscos de nova epidemia

De acordo com o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, todas essas determinações entrarão em vigor a partir do dia 22 de maio, segunda-feira. Ainda segundo ele, a Anvisa também autorizará a prorrogação da vacina Coronavac, até então aplicada em estado excepcional no Brasil. Diferentemente das principais variedades utilizadas, ela ainda possui uma “autorização emergencial em saúde pública” e não a definitiva.

De fato, em razão do baixo risco de contaminação em passageiros de avião, a agência decidiu, por um lado, “afrouxar” um pouco mais as regras autorizando o serviço de bordo – de maneira o mais breve possível. No entanto, por outro, decidiu manter o uso das máscaras por considerá-las ainda as melhores barreiras mecânicas (ou físicas) contra o vírus da Covid-19.

Leia também: China tem economia afetada após política de tolerância zero, com lockdown em Pequim; saiba mais

Anvisa prorroga por um ano o uso emergencial da vacina Coronavac e mantém uso de máscaras em voos - Reprodução: Pixabay.
Anvisa prorroga por um ano o uso emergencial da vacina Coronavac e mantém uso de máscaras em voos – Reprodução: Pixabay.

Os números da pandemia

De acordo com matéria publicada pela redação do site G1, no dia 16 de maio de 2022, no total já são quase 30,7 milhões de casos de Covid-19 no país. Isso representa quase 15% da população brasileira contaminada pelo vírus.

Por outro lado, a média móvel de mortes diárias pela doença nos últimos 7 dias ficou na casa dos 115 mil. Isso representa um recuo significativo, principalmente quando se leva em consideração o seu pior momento, em janeiro deste ano, quando a média móvel atingiu a preocupante marca de 188 mil mortes diárias.

Porém, se quiser saber mais sobre essa prorrogação do uso da vacina Coronavac e a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos brasileiros, assista ao vídeo abaixo do canal “CNN Brasil”. Nele você saberá, de fato, o que muda na rotina dos voos domésticos e internacionais em todo o território nacional.

Saiba mais: Via Varejo (VIIA3) ou Magalu (MGLU3)? Vale apena investir com as ações em queda? Confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.