Auxílio inclusão; veja aqui quais são as regras e se tem direito ao benefício de R$ 606
Esse auxílio foi criado com o intuito de promover o ingresso dos usuários do programa no mercado de trabalho
Goiânia, quarta-feira, 18 de maio, por Willames Sales – Você já ouviu falar de auxílio inclusão? Não? De fato, esse é um benefício pouco conhecido. Por isso, apresentaremos as regras e quem tem direito de receber o valor de R$ 606,00.
A saber, esse auxílio foi criado com o intuito de promover o ingresso dos usuários do programa no mercado de trabalho. Contudo, saiba que essa contribuição é destinada a um grupo seleto de pessoas. Para saber quem pode receber, confira o título a seguir aqui no Valor Diário.
Confira: consórcio no Mycon vale a pena? Confira simulação
Quem pode solicitar o auxílio inclusão? Veja
A princípio, você precisa saber que esse auxílio é voltado para pessoas com deficiência incluídas no BPC. Então, se esse é o seu caso ou conhece alguém que possa se beneficiar do auxílio, mande o link deste artigo para ela.
Afinal de contas, quem não precisa de uma força, não é? Para requerer o benefício a pessoa tem que ser beneficiária ou ex-usuária do BPC que ingressaram no mercado de trabalho.
Leia também: os clubes mais endividados do Brasil, soma ultrapassa casa dos bi
Até porque, o intuito desse benefício é auxiliar essa pessoa a se manter em atividade, ou seja, empregada. Com toda a certeza, a proposta é levar a essas pessoas com deficiência a usufruir da sua autonomia.
Além disso, as empresas também estão sendo estimuladas a abrir espaço para um quadro de funcionários com diversidade. O auxílio inclusão é um serviço instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania.
De fato, é um benefício novo, começou a vigorar em 2021. Por isso, muitos ainda não conhecem! Afinal, existe alguma regra a mais para requerer? Então, para facilitar, veja a lista:
- Primeiro, possuir alguma deficiência;
- Em segundo lugar, receber o Benefício de Prestação de Continuada (BPC), ou ter feito parte do programa BPC nos últimos 5 anos;
- Também é preciso exercer atividade no mercado formal;
- Assim como, estar inscrita e com os dados atualizados no Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal;
- Bem como, ter o CPF regular;
- Além disso, é necessário preencher as condições de manutenção do BPC.
Por fim, esse auxílio faz parte da Lei de inclusão 14.176/2021 e prevê que seja pago meio salário mínimo por mês aos seus beneficiários. Esse amparo é mantido pelo INSS e os usuários recebem através da Caixa Econômica Federal.
Como requerer o auxílio? Não perca!
Antes de tudo, será necessário comprovar a deficiência, para isso, é preciso ter um laudo médico. Além disso, estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social, seja ela municipal ou estadual.
É bem simples solicitar o auxílio, basta procurar os canais de atendimento do INSS, se preferir você também pode se dirigir a uma agência. Confira abaixo como contactar o INSS:
- Por telefone: disque 135 e fale com a central do INSS – Primeiro, separe seus documentos, pois precisará informar o CPF. Pode ser que precise também confirmar a sua identidade. Depois disso, é só solicitar participar do Auxílio Inclusão;
- Por aplicativo: dessa forma ainda é mais fácil, pois você mesmo pode realizar toda a solicitação. Primeiro, busque na biblioteca de apps do seu telefone o “Meu INSS”. Depois, siga o passo a passo do app, não tem erro, pois ele é bem intuitivo. Por fim, o app está disponível tanto para telefones iOS quanto para os Androids;
- Pelo Site oficial do INSS.
Para finalizar, segundo a matéria escrita por Marta Cavalline e publicada no portal G1 em outubro de 2021, a análise do pedido leva cerca de 30 dias úteis. Contudo, não se esqueça de uma vez ou outra verificar o andamento.
Veja este vídeo, “Beneficiário do Auxílio Inclusão poderá trabalhar com carteira assinada sem sair do programa”, do canal, “TV BrasilGov” do YouTube para saber mais detalhes.
Confira: morar de aluguel ou casa própria, veja a melhor opção para 99% dos brasileiros