Franca, segunda-feira, 30 de maio, por Sheila Magalhães – A venda de carros elétricos tem crescido cada vez mais, impulsionadas por uma série de fatores que incluem mobilização das empresas, incentivos estatais, a preocupação com o meio ambiente entre outros.
A página Valor Diário vai trazer para você hoje de antemão, tudo sobre o aumento nas vendas dos carros elétricos, valores e se vale a pena comprar um nesse momento, setor tem tido um grande crescimento nos últimos anos.

Crescimento nas vendas
Nos últimos anos a venda de carros elétricos vem crescendo em todo o mundo, incentivada por uma série de fatores. Dentre vários, um se destaca, a questão ambiental, pois os carros elétricos não poluem tanto, quanto carros movidos a gasolina ou a álcool.
Porém, outros fatores também ajudar a explicar o aumento nas vendas como o incetivo dos governantes e a mobilização das empresas.
Desse modo, em abril, nove empresas no setor anunciaram uma união com o nome de Aliança pela Mobilidade Sustentável, cuja prosposta é expandir o uso dos carros elétricos no país e melhora a infraestrutura para uso dos veículos.
Sendo liderada pela 99 o grupo conta com as empresas Caoa Cherry, Ipiranga, Movida e Raízen. Dessa forma, o objetivo é atingir 10% nas vendas até 2025 hoje o índice é apenas de 2%, e instalar 10 mil pontos de recarga em todo país.
Já a 99 pretende ter 300 automóveis elétricos em sua frota ainda em 2022, com o objetivo de chegar a 10 mil até 2025, e 100% da frota em 2030. Como afirma a matéria do site Terra do dia 29 de maio de 2022.
Como resultado, a expansão de carros elétricos já começa a surtir efeitos, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), registrou alta de 275% nos emplacamentos desses veículos. Foram vendidos cerca de 2.860 contra 801 unidades vendidas no mesmo período de 2020.
Valores
Já quando o assunto é valores os carros elétricos ainda não são tão acessíveis. Sendo que, hoje os modelos mais em conta sem na faixa de R$ 140 mil já os mais caros são por volta de R$ 500 mil.
Outro problema são os pontos de recarga só há cerca 1.250 pontos em todo o país, e desses 47 % então em São Paulo. A produção também não é suficiente por enquanto, com a maioria das peças vindo de fora, além disso, os altos impostos também espantar os investidores.
O governo e as empresas vem trabalhado para poderem melhora, o futuro das vendas de veículos elétricos no Brasil. Como conclusão a venda de carros elétricos apesar de crescente terá ainda um longo caminho a percorrer.
Por fim, no vídeo do canal Band Jornalismo você poder ver mais sobre o aumento nas vendas dos carros elétricos.