Renda fixa; investir em títulos prefixados ou pós-fixados; entenda a diferença e como investir

Hoje você entenderá a diferença entre prefixados e pós-fixados

Seabra, segunda-feira, 30 de maio, por Cauê Martins — A renda fixa se popularizou bastante nos últimos tempos, por ser um investimento seguro e bom retorno. No entanto, ainda surge a dúvida: investir em títulos prefixados ou pós-fixados?

Dessa forma, no Valor Diário, você conseguirá entender a diferença entre esses títulos e como você pode fazer a aplicação neste investimento.  Vamos ao conteúdo e boa leitura!

Confira: bandeira verde na conta de energia será mantida em junho; confira o que diz a Aneel 

Renda fixa

Antes de tudo, é bom você entender do que se trata. Segundo a publicação feita em 18/08/2020 pelo UOL, a renda fixa é um investimento onde é possível saber a rentabilidade, antes mesmo de investir. 

A renda fixa rende conforme a inflação, ou seja, é um valor fixo ou quanto variar durante o ano. Assim, é bem diferente de rendas variáveis, que não tem garantia de rentabilidade e necessita de encarar alguns riscos. Dessa forma, se você possui um perfil de investidor conservador, a renda fixa é boa opção para você! 

Títulos prefixados

Os títulos prefixados são aqueles que apresentam a rentabilidade na hora da aplicação. No caso, se o título apresentar um retorno de 7%. Você receberá 7% de juros em cima do que você investiu. 

Dessa forma, os títulos prefixados são precisos. Ou seja, independente da situação do mercado financeiro, seja de alta ou queda, você receberá o mesmo valor combinado desde que mantenha o valor até a data de vencimento. 

Saiba mais: crise energética fará a conta de luz ficar mais cara? Entenda aqui o que está acontecendo

Títulos pós-fixados

No caso dos títulos pós-fixados, terá a rentabilidade de acordo com algum indicador financeiro, sendo a Selic ou CDI. Dessa forma, irá variar conforme a situação do mercado. Assim, as taxas podem aumentar ou subir durante o ano. 

Se você investir em Tesouro Selic, atualmente, terá um rendimento de 12,75% ao ano sobre o valor investido. 

Com isso, esse investimento é ideal para pessoas conservadores, mas que buscam liquidez diária. Isso porque em momentos de urgências o valor não sofrerá com grandes mudanças. 

Diante disso, é bom ressaltar que ambos investimentos são uma boa opção para fazer seu dinheiro render quando estão dentro de uma boa estratégia. Com isso, é importante ficar atualizado e atento as características de cada solução. 

Como investir em títulos prefixados ou pós-fixados?

renda fixa; investir em títulos prefixados ou pós-fixados; entenda a diferença e como investir - Reprodução Canva
renda fixa; investir em títulos prefixados ou pós-fixados; entenda a diferença e como investir – Reprodução Canva

Após entender as diferenças entre esses títulos chegou o momento de começar a investir. Para isso, é bem simples, você pode investir dentro do seu banco, como no caso de bancos digitais que possibilitam isso. 

No entanto, você pode fazer as operações dentro de uma corretora de valores. Que possibilitam outros ativos, sendo uma boa opção para quem deseja entrar de vez nos mundos dos investidores. 

Por fim, para você entender mais sobre a diferença entre títulos prefixados e pós-fixados, confira o vídeo da Genial Investimentos.

Leia também: Como escolher o melhor investimento? Veja como tomar essa descisão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.