Nova CNH começou a ser emitida no dia 1°; veja como fazer e o que mudou

Com muitas novidades, a nova CNH passa a ser emitida em todos os estados do Brasil

Paraipaba, sexta-feira, 3 de junho, por Nonato Vieira — A última quarta-feira (1) marcou o início da emissão da nova CNH em todo o país. Como resultado, muitas alterações foram feitas no documento, que mudou também a aparência no visual. O leitor do Valor Diário tem acesso às informações sobre o fato ao acompanhar este artigo. Um detalhe interessante é um código que permite a leitura do documento em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Assim, a nova CNH entra no padrão internacional de identificação. A introdução da nova carteira de habilitação é resultante da ação conjunta da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), do Ministério da Infraestrutura e do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Contudo, o documento precisou de autorização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Leia também: como fazer até 9 mil reais por mês com Certificados Google

nova-cnh-Detran-CE
nova-cnh-Detran-CE

Nova CNH pode ser física ou digital

Mesmo que já esteja em vigor, o condutor não precisa agir no sentido de efetuar a atualização do documento. Nesse sentido, a troca se dará quando for fazer uma renovação ou alguma alteração de dados.

Além disso, a segunda via ou a primeira habilitação já serão emitidas no novo formato, que poderá ser físico, digital, ou nas duas opções, segundo o desejo do solicitante.

O condutor poderá, desde que queira, incluir o seu nome social na nova CNH, que vai manter o QR code já existente no modelo antigo.

O documento adicionou também um código similar ao usado nos passaportes para facilitar o embarque nos terminais de autoatendimento dos aeroportos. O código é o MRZ (Machine Readable Zone), que significa zona legível por máquina.

Para você: dicas para sobrar mais dinheiro no fim do mês

Novos campos de informações

Informações como exercício de atividade remunerada, categoria de veículos que o condutor pode dirigir, bem como o registro de restrições, médicas passam a ter um espaço próprio na nova CNH.

O documento tem as cores verde e amarela, holograma, tinta fluorescente e itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta. Nesse sentido, fraudes e falsificações ficam mais difíceis de serem efetuadas.

Desse modo, a nova CNH representa mais um exemplo do avanço da tecnologia que, aos poucos, vai dominando todos os serviços da sociedade moderna.

Informações adicionais sobre esse assunto estão disponíveis no site da CNN Brasil e no vídeo que complementa esse artigo. O vídeo é do canal CNN Brasil, e pode ser visto logo abaixo.

Leia também: fechamento de mercado: Ibovespa fecha semana em alta; veja o que movimentou a bolsa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.