Saiba quem terá direito ao novo Bolsa Família
Veja agora mais informações sobre esse tema importante
Você sabe quem tem direito a receber o Bolsa Família, ou ao novo Auxílio Brasil? Hoje, 28 de outubro o Valor Diário traz diversas informações sobre esse assunto. Confira agora as informações, e veja o que é preciso fazer para ter acesso ao benefício.
Leia também: Entenda planejamento financeiro de forma simples e fácil
Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família
O programa Bolsa Família tem sido a renda principal de muitas famílias em todo o país. Recentemente, o governo federal apresentou o programa Auxílio Brasil, um programa que veio para substituir o Bolsa Família.
Da mesma forma em que tudo no governo gera discussão, surgiu a polêmica de furos no teto de gastos do orçamento da União, como também no financiamento desse programa.
Além disso, o auxílio emergencial que beneficiou muitos inscritos do bolsa-família, acaba em outubro. Entretanto, o novo projeto, que é o Auxílio Brasil terá seu início previsto para o mês de novembro.
Contudo, isso ainda depende da aprovação do congresso para a medida provisória. Somente a partir daí, os pagamentos para as famílias inscritas irão acontecer. O prazo limite para a aprovação do Auxílio Brasil é até dezembro de 2021.
Porém, outra etapa importante, é passar pelo poder legislativo o cálculo do teto dos gastos para organizar os novos pagamentos que serão feitos através do orçamento do ano de 2022.
Quem poderá receber o Auxílio Brasil?
A princípio, o governo prevê que cerca de 17 milhões de pessoas receberão esse benefício. Sendo, portanto, considerado maior que o atual bolsa-família que era de 14,6 milhões de indivíduos.
Contudo, as famílias que já tem inscrição no bolsa-família, serão migradas automaticamente para o novo programa. Quem não é cadastrado, deve realizar sua inscrição pelo Cadastro único.
Além disso, O Auxílio Brasil terá como prioridade, 03 modalidades básicas do projeto direcionados para as famílias carentes e que estejam em extrema pobreza. Os demais foram complementados a tais benefícios.
Entre eles se enquadra o Benefício da Composição familiar, que ampara famílias que tenham entre seus membros, gestantes ou pessoas com idade entre 3 e 21 anos ainda incompletos.
Bem como o Benefício de Superação de Extrema Pobreza que ajuda as famílias que receberam o auxílio anterior, porém, não conseguem ter a renda financeira que ultrapasse a condição de pobreza extrema.
Nesses casos, as famílias terão um apoio financeiro ilimitado do governo. Isso onde o recebimento do mesmo está condicionado somente ao número de integrantes do núcleo familiar em questão.
Do mesmo modo, que existe o benefício Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Inclusão produtiva Urbana e Rural, entre outros. Além do próprio Bolsa Família, que irá passar a se chamar Auxílio Brasil.
Leia agora: Saiba como obter o direito ao auxílio emergencial