Networking; descubra como aproveitar oportunidades para criar conexões profissionais

Networking é uma prática que ajuda desenvolver uma rede de contatos que será fundamental para sua carreira decolar, confira como fazer do jeito certo

Franca, quarta-feira, 1 de junho, por Sheila Sabatini — Independente de sermos funcionários, empreendedores ou estudantes, uma rede de contatos, ou Networking pode fazer uma diferença enorme em nossas vidas. Mas a questão é: você sabe aproveitar ao máximo as possibilidades? No artigo de hoje vamos trazer dicas valiosas de como aproveitar ao máximo sua rede de contatos.

De antemão a página Valor Diário vai abordar um pouco sobre as formas mais eficazes de se abordar a questão. Afinal, no mundo de hoje, não é necessário ser extrovertido para ter uma boa rede de networking. Afinal, com as redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn, por exemplo, conseguimos nos comunicar com pessoas de todo o mundo e ampliar nossos horizontes.

Leia também:Conheça aqui o trabalho sem vínculo empregatício: venha conferir o que é

Networking; descubra como aproveitar oportunidades para criar conexões profissionais - Reprodução: Canva
Networking; descubra como aproveitar oportunidades para criar conexões profissionais – Reprodução: Canva

Para que serve o networking

O networking é útil para todas as pessoas, pois possibilita:

  • Encontrar oportunidades de emprego ou pessoas que preencham as suas próprias necessidades de recrutamento na sua empresa;
  • Contatos de parcerias de divulgação;
  • Criar ou participar de grupos de mentoria na sua área;
  • Cria o hábito de estabelecer e desenvolver relacionamentos profissionais.

Como fazer networking de forma eficaz

Reciprocidade

A princípio, para fazer sua rede de contatos prosperar, é importante ter em mente que a palavra-chave é reciprocidade. Afinal, não adianta apenas buscar contatos quando se precisa de alguma coisa.

Reciprocidade também é um dos princípios da persuasão, de acordo com o psicólogo Robert Cialdini, que destaca que as pessoas geralmente gostam de retribuir pelo que recebem.

Sendo assim, procure também ser útil a sua rede, pois, da mesma forma que você busca por eles, eles também buscam por você. Se mantendo sempre solícito a ajudar, isso certamente o ajudará quando você precisar de ajuda.

Convide e aceite convites

Ao receber um e-mail convidando-o para uma palestra ou coquetel, seja receptivo. Afinal, serão esplêndidas oportunidades para criar novos contatos e manter uma boa relação. Também é importante convidar aquele contato que você conheceu no último evento para tomar um café e conversar um pouco.

Redes Sociais

Evite polêmicas

Atualmente, encontrar pessoas com os mesmos interesses e objetivos que nós, é muito mais fácil graças as redes sociais. Porém, o uso delas também deve ser cauteloso.

Sendo assim é comum que as pessoas se exponham de maneira errada nas redes sociais, e isso hoje pode ter um impacto negativo nos relacionamentos profissionais. Sendo assim, evitar assuntos de muita polêmica já é uma ótima forma de evitar passar uma imagem errada e minar com possíveis conexões profissionais.

Confira também: Como ter mais clientes no seu consultório; dicas para enriquecer

Mantenha seu perfil atualizado

Antes de começar procurar novas conexões, atualize as informações sobre você no LinkedIn. Todos sabemos que um perfil bem elaborado, chama mais a atenção de quem ainda não conhece sua trajetória e mostra mais força profissional, o que é muito relevante para o mercado, como sugerido em matéria publicada no site G1, do dia 16 de julho de 2020.

Se atualize

Sendo assim é muito importante também dedicar um tempo em sua rotina para dominar outras línguas. Dessa forma você colocará seu networking em escala global.

Para finalizar, assista ao vídeo do canal Coach e Carreiras onde Adriana Cubas explica um pouco mais sobre como desenvolver nossa rede networking.

Você também pode gostar: Consórcio ou financiamento? Entenda as diferenças e qual é o mais vantajoso para seu objetivo; confira

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.