Benefício para a redução salarial começa a ser liberado

Com a criação de uma medida provisória que garante o emprego de trabalhadores durante a pandemia, o Governo Federal disponibilizou o BEm, o benefício para a redução salarial. Empregados que se encontram nessa situação, já começaram a ter seus complementos salariais liberados.

benefício para a redução salarial
Benefício para a redução salarial começa a ser liberado (Foto: Pixabay)

Leia: O auxílio emergencial vai ser prorrogado?

Salários reajustados e redução de jornada

Devido à pandemia do Coronavírus, muitas empresas suspenderam seus serviços ou diminuíram a jornada de trabalho, já que a OMS e o Ministério da Saúde recomendaram isolamento social. Nessa situação, muitos trabalhadores poderiam ficar sem sua renda mensal.

Por isso, o Governo Federal criou a MP 936, que consiste em um benefício para a redução salarial ser complementada durante a pandemia. Portanto, empresas e empregados que assinarem o acordo de redução, terão o auxílio do Governo para complementar a renda mensal do empregado.

Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEm)

Os valores de complemento do benefício para a redução salarial variam entre R$261,25 e R$1.813,03. A liberação será realizada com base no seguro desemprego e terá liberação para empregados que assinarem contrato de redução salarial de 25%, 50% ou 70%, além da opção de contrato suspenso completamente.

Durante os meses de Maio, Junho e Julho, os empregados terão a garantia do benefício para a redução salarial, o BEm. Com isso, a complementação será equivalente à porcentagem de redução de salário e jornada assinada pelo empregado.

Solicitação do Benefício para a redução salarial

Para receber o BEm, o funcionário precisará assinar o acordo inicialmente com seu empregador, em seguida o acordo precisará ser formalizado no portal oficial da Secretaria do Trabalho. Fica sob responsabilidade do empregador realizar essa formalização e solicitação. A solicitação precisa ser feita em até 10 dias após o acordo finalizado.

 Pagamentos do benefício

Os pagamentos são realizados 30 dias após a formalização do acordo nos portais da Secretaria do Trabalho. Assim, o Governo Federal já começou a liberar os valores para os empregados que assinaram contrato no início da pandemia.

Leia: Saque do auxílio do Bolsa Família e mudanças

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.