Ontem, dia 13 de junho, houve a publicação do Decreto nº 774/2020 referente às novas ações de Curitiba pelo Alerta Laranja lançado em razão ao número de infecções pela Covid-19 doença na capital paranaense, bem como pela ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) dos hospitais.

Esse alerta foi lançado justamente quando a cidade se prepara para enfrentar, segundo infectologistas, a pior semana de enfrentamento ao vírus desde o início da pandemia.

Leia também: Curitiba: Pequenos negócios buscam inovações em enfrentamento ao Covid-19

Curitiba Alerta Laranja: Aumento de números de Covid-19 preocupam especialistas

Conforme divulgado neste domingo, 14, pelo Doutor Felipe Bueno, médico que faz acompanhamento diário e divulgação de dados sobre o Covid-19 na capital paranaense, especialistas se preparam para enfrentar a pior semana contra a doença em todo o estado.

O médico postou, em suas redes sociais, um comunicado do Doutor Clóvis Arns, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Nela, palavras de alerta se destacam, bem como referentes à necessidade de que cuidados com o isolamento e higiene sejam aumentados. Confira:

Curitiba Alerta Laranja Covid-19
Mensagem divulgada sobre a situação da capital paranaense frente ao Coronavírus. (Imagem: Instagram Dr. Felipe Bueno)

A preocupação, aliás, é condizente com o lançamento do Decreto nº 994/2020 de Curitiba quanto ao Alerta Laranja pelo Covid-19.

Fechamento de comércios e outras medidas do novo decreto curitibano

Embora os números de infecções pelo Coronavírus não tenham aumentado apenas em Curitiba, mas também em todo o estado do Paraná, as medidas tomadas se referem apenas à capital paraense.

O Decreto nº 994/2020 declara que a partir da próxima segunda-feira, 15 de junho, estão restritas as aberturas dos comércios. Dessa forma, por exemplo, shopping centers podem permanecer abrindo, embora em horário reduzido, entre 12 h e 20 h.

Por outro lado, fica proibida abertura de igrejas e templos religiosos, academias, parques e bares. Os restaurantes, ainda, necessitam cumprir com medidas de distanciamento e somente podem operar com atendimento ao público no local em horários limitados.

Os serviços de entrega, por outro lado, podem permanecer ativos. Esses, justamente, são uma das únicas alternativas que resta à maioria dos estabelecimentos de natureza gastronômica.

Medidas de contenção em Curitiba em Alerta Laranja geram protestos

Cabe ressaltar, entretanto, que as medidas do novo decreto não agradaram a todos os curitibanos. No mesmo dia em que os leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19 alcançaram uma taxa de 74% na capital, protestos foram registrados em frente ao edifício em que reside o prefeito, Rafael Greca.

Os protestos, acompanhados de buzinas e gritos, pedia a abertura de academias, bem como o funcionamento de bares. Por outro lado, outras manifestações estão previstas para esta segunda, às 14 horas, em frente à prefeitura municipal.

O movimento “Abra Bar”, que organiza a manifestação, pretende demonstrar a insatisfação com as medidas que fecham os estabelecimentos ao público. Ele é contrário, portanto, ao movimento “Fechados Pela Vida“, que é contrário à flexibilização da abertura de comércios sem a elaboração de um plano efetivo.

Continue lendo: Reabertura do comércio do Recife: Confira novidades e opinião pública

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here