Dia Livre de Impostos (DLI); veja como foi comprar sem impostos e como ficaram os preços pelo país

Mais de 40 mil estabelecimentos venderam produtos e serviços sem repassar os impostos ao consumidor, no último dia 2. Veja como ficaram os valores

São Paulo, sábado, 4 de junho, por Cristiane Luzio Rodrigues — o Dia Livre de Impostos (DLI) teve adesão de mais de 40 mil comerciantes pelo Brasil. O principal motivo da iniciativa é conscientizar os consumidores sobre a alta tributação do Brasil sobre produtos e serviços. Desse modo, desde combustível até produtos de limpeza, consumidores conseguiram economizar muito.

Ainda, esta não é uma novidade, pois o programa teve criação em 2003, sendo que, anualmente, é realizado em mais de 1.200 cidades pelo país. Então, para não perder a próxima oportunidade, confira este artigo do Valor Diário, com todas as informações sobre o programa.

Leia também: Privatização da Eletrobrás; saiba o que é e como investir saldo do FGTS

Dia Livre de Impostos (DLI); veja como foi comprar sem impostos e como ficaram os preços pelo país (reprodução Canva)
Dia Livre de Impostos (DLI); veja como foi comprar sem impostos e como ficaram os preços pelo país (reprodução Canva)

Dia Livre de Impostos acontece todos os anos; você sabia?

Primeiro, a ação é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens (CDLJ). Ação esta que, neste ano, contou a participação de cerca de 40 mil lojas, em todos os estados do país.

Conforme a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), somente em 2022, a população pagou mais de R$ 1 trilhão de impostos. Ainda mais, por pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), verificou-se que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias mundiais, ocupando a 14ª posição.

Você também vai gostar: Bitcoin se recupera e volta para US$ 30 mil, após semanas de quedas; veja se é hora de investir

Os descontos foram de até 70% sobre produtos e serviços

Primeiro, saiba que este é um dia em que os lojistas assumem o custo sobre os descontos oferecidos, é um risco para o movimento. Ou seja, é uma forma de mostrarem para a população a razão dos altos preços de produtos e serviços.

Segundo dados da IBPT, abaixo estão os percentuais de impostos sobre os produtos que participam da DLI. Conforme informações da matéria de Felipe Brasil, com publicação no dia 2 de junho de 2022, no site CNN Brasil Business.

  • roupas – 34,6%
  • carnes – 29%
  • gás de cozinha – 34%
  • medicamentos – 33,8%
  • cosméticos – 55,2%
  • itens de higiene e limpeza – de 31,1% a 78,9%

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Dia Livre de Imposto atinge todos os segmentos”, do Canal Jovem Pan News, do YouTube:

Veja mais: Metaverso: saiba o que é e como ganhar dinheiro com essa nova tecnologia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.