Com a Selic em alta, alguns CDBs têm rentabilidade superior a 1% ao mês; saiba como funciona

Não é novidade que a Selic está em seus patamares mais altos; porém, saber onde investir para aproveitar alta rentabilidade, não são todos que sabem

São Paulo, domingo, 29 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues — Estamos diante de um cenário da economia que não se via há anos. Com a inflação a mais de 12%, no acumulado de 12 meses do IPCA. Em seguida, registra-se a Selic em alta histórica, chegando, agora, à 12,75% ao ano. Ainda que muitos destacam esta situação como conseguir oportunidades no caos da economia, investidores iniciantes ainda se sentem perdidos.

Pensando nisso, o Valor Diário traz uma ótima opção de investimento em renda fixa, feito de forma simples e prática, os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). Sobretudo os prefixados, de curto, médio e longo prazos, a depender dos objetivos financeiros do investidor. Sendo que, a grande vantagem está em se saber exatamente quando poderá resgatar o dinheiro e quanto terá de lucro. E, em resultado da Selic em alta, facilmente encontra-se no mercado financeiro títulos com lucros acima de 1% ao mês.

Confira também: Relp encerrará prazo em 31 de maio; ainda dá tempo de negociar as dívidas de micro e pequenas empresas; confira

Com a Selic em alta, alguns CDBs têm rentabilidade superior a 1% ao mês; saiba como funciona (reprodução Canva)
Com a Selic em alta, alguns CDBs têm rentabilidade superior a 1% ao mês; saiba como funciona (reprodução Canva)

O que é renda fixa?

Caso seja um iniciante no mundo dos investimentos, devem saber, de pronto, o que é renda fixa e sua diferença para renda variável. Em síntese, aplicações em renda fixa são aquelas em que os títulos são escolhidos baseando-se em uma rentabilidade previsível. Porém, para rentabilidade fixa, escolhe-se entre os investimentos de renda fixa pré-fixados; em seguida, para previsões, opta-se pelos títulos pós-fixados.

Ao contrário de aplicações em renda variável, onde ao investir nos seus papéis deve-se utilizar de uma estratégia pré-definida, projetando um preço-alvo. Ou seja, sem qualquer garantia real de que sua expectativa será alcançada. Como, por exemplo, ações das bolsas de valores; tanto para análises fundamentalistas, quanto para análises gráficas.

Leia também: Casa própria; entenda aqui quais são os juros de financiamento imobiliário antes de fechar negócio

Como comprar um bom CDB com a Selic em alta?

Em síntese, são ativos de bancos ou instituições financeiras privadas, que, previamente acordo uma rentabilidade ao investidor e um tempo de investimento pré-determinado. Em resultado, utiliza-se deste dinheiro para movimentar sua economia, ou seja, fazer o dinheiro trabalhar.

Neste ínterim, os CDBs pré-fixados são àqueles em que, por exemplo, em um ano terá o rendimento de 15%. Ou seja, se investir R$ 1 mil hoje, sem fazer nada, daqui a um ano, resgatará R$ 1.150,00.

Dessa forma, estamos falando de um lucro bastante alto, comparando-se com o mesmo período do ano passado, em que estava em cerca de 2%.

Por fim, para saber mais, assista este vídeo: “Como investir em CDB? Saiba tudo sobre esse investimento!”, do Canal EconoMirna, do YouTube.

Veja mais: Seguro de carro vale a pena? Confira alguns detalhes importantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.