Imprimir dinheiro para reverter a crise

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças enormes globalmente e que ainda serão vistas depois que a pandemia passar. Muitos já ouviram falar sobre imprimir dinheiro para conter os efeitos econômicos da crise. Mas o que acontece se imprimirmos dinheiro suficiente para garantir que todos continuem trabalhando?

Os esforços de saúde pública para conter a pandemia de coronavírus provocaram o colapso econômico mais abrupto da história registrada. Isso é visível inclusive em países desenvolvidos. Mas por que imprimir dinheiro é defendido por alguns especialistas?

Economia em recessão

Imprimir dinheiro
Imprimir dinheiro para reverter a crise Foto – Pixabay

Com tantas pessoas desempregadas, negócios fechados e atividade econômica estagnada, alguns especialistas sugeriram que podemos colocar a economia em “pausa”.

Eles estão começando a se preparar para uma desaceleração mais longa e mais profunda do que qualquer um deles imaginava.

E certamente ainda precisam lidar com as conseqüências do dano econômico que se espalha das maiores e mais fortes economias para as menores e mais fracas, com menos recursos. É o que chama de economia em recessão, e isso trás sérias consequências econômicas.

Imprimir dinheiro para sair da crise é a solução?

Este é um assunto delicado e ganhou ainda mais relevância quando o ex-ministro da Fazenda e atual secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, causou polêmica ao defender que o Banco Central “imprima dinheiro” para lidar com a crise causada pelo novo coronavírus.

Não basta apenas imprimir dinheiro. É importante manter o compromisso com o equilíbrio fiscal depois da crise. E mais, crises econômicas, infelizmente, não são resolvidas em um passe de mágica.

Há diversas questões que precisam ser colocadas na mesa antes de tomar decisões. Como, quais são as possíveis consequências do aumento de gastos para combater a pandemia da covid-19? O que é feito agora pode impactar depois.

Outros especialistas defendem a “PEC do Orçamento de Guerra“ que tem como objetivo de criar um orçamento paralelo para vigorar durante o período de calamidade pública e assim evitar que os gastos emergenciais perdurem após a crise.

De qualquer modo imprimir dinheiro é uma ação que precisa ser vista com cautela.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.