Malha fina da Receita Federal já pegou mais de 2 milhões de declarações do IR 2022; saiba como consultar e o que fazer

O cidadão já pode consultar a Receita Federal para saber se a sua declaração está na malha fina

Paraipaba, quinta-feira, 2 de junho, por Nonato Vieira — O sistema demalha fina da Receita Federal, que escolhe as declarações do IR que passarão por análise rigorosa, já pegou mais de 2 milhões de contribuintes. O número é o dobro do total pego no ano passado. De fato, apenas 890 mil declarações caíram na malha fina em 2021. Aqui, no Valor Diário, o leitor vai conhecer os principais motivos, bem como as providências que deve tomar.

Além disso, o total de declarações superou em muito o que a Receita registrou no ano passado. Até 31 de maio 34,4 milhões de contribuintes já haviam entregues as suas declarações. A diferença entre os dois anos é de aproximadamente 100 milhões de declarações.

Leia também: como ser aprovado no Google ADSense e começar a monetizar

Motivos para cair na malha fina da Receita Federal

Malha-fina-da-Receita-Federal-foto-canva
Malha fina da Receita Federal – foto canva

Os erros que levam um contribuinte a cair na malha fina da Receita Federal são de origens diversas. Contudo, é possível apontar os de maior ocorrência. Assim, 40% por omitir ganhos, 21% ao declarar os gastos com saúde e 18% por divergência na fonte dos recursos.

A Receita também divulgou que 61% dos contribuintes têm direito à restituição, enquanto 19% precisam pagar a complementação do imposto.

A razão do aumento no número de declarações é a defasagem na tabela do IR, que precisa ser atualizada. Além disso, houve um acréscimo nas informações de lucros dos operadores da Bolsa de Valores.

Para você: quer ser um CEO? Saiba como ter um plano de carreira de sucesso; confira mais

Regularizar a situação

Mesmo que tenha caído na malha fina da Receita Federal, o contribuinte pode regularizar e se livrar das multas fazendo a retificação antes que se inicie a fiscalização. Isso porque as multas só serão aplicadas no próximo ano. Foram R$ 2,4 bilhões em multas em 2021.

Portanto, o contribuinte já pode consultar o extrato no site da Receita para confirmar se a sua declaração precisa de alterações. O acesso é na aba “Meu Imposto de Renda” e depois “Processamento” e “Pendências de Malha”.

Como resultado o cidadão terá acesso não apenas à confirmação, mas também ao motivo de estar na malha fina. Logo, basta fazer as correções necessárias na declaração retificadora para corrigir o problema.

Por fim, a declaração do IR é assunto constante na rede, e no site FDR o contribuinte pode se atualizar sobre o tema, conforme matéria de Paulo Amorim, de 1 de junho de 2022. Ademais, o leitor pode assistir o vídeo do canal Unieducar, que faz parte deste artigo para saber mais.

Leia também: dicas para economizar no mercado, compras com máxima eficiência

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.