Saiba porque o preço dos combustíveis não param de subir

Entenda porque o preço dos combustíveis que não param de subir

O preço dos combustíveis, interfere diretamente na vida financeira dos brasileiros. Por isso, hoje 20/11, o Valor Diário irá te explicar, porque o preço dos combustíveis não param de subir. Confira.

Saiba mais sobre o aumento do combustível

A princípio, o preço da gasolina tem sido um assunto delicado para os consumidores brasileiros. Isso por que, o preço do litro da gasolina, já ultrapassou o valor de R$ 7 na maioria das cidades brasileiras, fazendo com que o aumento no valor dos combustíveis, se torne um dos verdadeiros responsáveis pela alta da inflação no país.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o aumento de 31% no valor da gasolina em agosto, é um reflexo da inflação no Brasil. O preço do diesel também aumentou consideravelmente, acumulando uma alta de 28%.

Porque o preço dos combustíveis não param de subir
Saiba porque o preço dos combustíveis não param de subir. Foto: Canva Pro

Consequências do aumento

Na maior parte do país, a alta nos preços dos combustíveis, levou cerca de 25% dos motoristas de aplicativos a desistirem de trabalhar nessas plataformas.

Além disso, a principal consequência foi para o consumidor final. Isso por que, a dependência desse bem para o abastecimento dos veículos, faz com que haja uma maior necessidade de gastos para utilizar o veículo no dia a dia, o que acaba impactando nos custos de vida das pessoas.

Por fim, os impactos indiretos se remetem à elevação no custo de outros produtos necessários para a sobrevivência. Com o aumento no custo dos transportes de cargas, faz com que o frete da comercialização fique mais caro. Dessa forma, para suprir o aumento no preço dos transportes, os comerciantes precisam elevar os preços de seus produtos.

Por que isso está ocorrendo?

As variações de todos os itens que determinam os preços dos combustíveis, podem interferir no valor final. O motivo, está relacionado a forma como são compostos os preços exercidos pela Petrobras nas refinarias, como os custos de distribuição e revenda, os tributos federais (PIS/Pasep, Cide e Cofins) e estaduais (ICMS), além do custo do etanol e do biodiesel.

Por fim, em conjunto com esses fatores, o aumento no valor do dólar também contribui para esse problema. Devido ao fato de o dólar ser a moeda que está atrelada ao valor do petróleo, a valorização da moeda eleva o preço do petróleo também.

Além disso, leia também: Passagens Caras E Combustível Mais Alto: Entenda Mais Sobre Isso!

APLICATIVO PARA GANHAR DINHEIRO: tenha renda agora no GetNinjas com 8 dicas práticas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.