Veja como consultar o número do PIS

Veja agora como consultar o seu número do PIS

Você sabe como consultar o número do PIS? Hoje, dia 28 de outubro, o Valor Diário vai te ajudar a descobrir o seu número do PIS. Se você não sabe o que é PIS, não se preocupe, pois iremos te explicar melhor para que serve este número. Confira agora, todas as informações.

Leia também: Entenda planejamento financeiro de forma simples e fácil

Como consultar o número do PIS?

A numeração do PIS para o trabalhador do setor público, ou numeração Pasep para trabalhadores do setor privado, serve para visualizar se existem valores de benefícios do governo a serem sacados.

Entre esses abonos estão cotas do PIS/PASEP e abono salarial.

O número do PIS é exatamente igual ao do NIT, e também do NIS. Você pode encontrar os números na carteira de trabalho, extrato do FGTS, Cartão Cidadão, ou em uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, levando um documento com foto.

Outra maneira de conseguir é acessando o site do CNIS. Para isso, abra o site e clique na opção “Cidadão” que está ao lado Esquerdo da tela, no canto superior.

Em seguida, clique em “Inscrição” e logo depois “Filiado”. Preencha a ficha que aparecerá em sua tela com todos os dados solicitados pelo sistema.

Então, clique em continuar que na sequência será gerado o número do NIT, que consequentemente, será a numeração PIS/Pasep.

Veja mais sobre o número do PIS - Reprodução Canva
Veja como consultar o número do PIS. Foto: Canva

Para que serve o PIS?

O PIS/Pasep, é um projeto, ou seja, um programa criado pelo governo para que as empresas e órgãos públicos, façam depósitos desse benefício para seus empregados. Este é, portanto, um direito para o trabalhador.

É um fundo onde o dinheiro vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que faz o pagamento de vários benefícios como por exemplo, o seguro-desemprego e o abono salarial, além de programas específicos do BNDES.

Há muitos anos atrás, o depósito era feito diretamente para contas individuais dos trabalhadores onde cada um era detentor de sua cota do PIS ou Pasep.

Todas as pessoas que trabalham no regime da CLT estão inscritos no PIS como também no Pasep e tem direito a esse benefício.

Devido a liberação recente de fundos inativos do FGTS, o governo aproveitou então e liberou o saque da cota do PIS/Pasep para trabalhadores a partir de 60 anos de idade.

Dessa forma, a pessoa deve ter trabalhado até 04 de outubro de 1988 e nunca ter sacado os valores desse benefício. Agora que você sabe como consultar o número do PIS, veja o seu.

Leia agora: Saiba como obter o direito ao auxílio emergencial

Quem tem direito ao PIS PASEP em 2022? Veja agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.