Alugar ou comprar casa própria? Saiba quais são as melhores opções para seu dinheiro

A casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas é caro. Se você é um locatário, e está se perguntando se é hora de comprar uma casa, há muito a considerar

Franca, domingo, 5 de junho de 2022, por Sheila Sabatini – Entre os sonhos mais comuns dos brasileiros, certamente a casa própria é o principal. E justamente por isso o mercado de financiamentos movimentou cerca de R$255 bilhões em 2021 segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

De antemão, a página Valor Diário traz para você uma análise completa sobre as vantagens e desvantagens de comprar e alugar um imóvel. A princípio, um estudo divulgado pelo Banco Central, o número de operações de crédito direcionado a compra de imóveis subiu, e teve expansão de 15,3% em 12 meses.

Leia também: Como criar um Instagram profissional e começar a vender

Sonho da casa própria é cultural

De acordo com Thiago Godoy, head de Educação Financeira da Xpeed School, o sonho da casa própria é cultural no nosso país. Segundo o especialista há uma crença muito forte sobre a casa própria e o grande viés psicológico sobre ter um imóvel e por isso o mercado de financiamentos é tão forte no nosso país.

Alugar ou comprar?

Apesar da convicção do brasileiro em ter a casa própria, não há um consenso entre os especialistas acerca da questão. Porém, muitos defendem que o aluguel pode sim ser mais vantajoso do que o financiamento de um imóvel quando se leva em consideração a situação financeira da família.

Isso porque, na prática, o financiamento vai sair bem mais caro que o aluguel do mesmo imóvel. Isso por causa dos juros cobrados em cada parcela e o valor de entrada que deve ser pago à vista.

“Um financiamento em 30 anos, por exemplo, por menor que seja o valor do juros, ainda terá juros muito altos. Muito maiores, inclusive, que a potencial valorização do imóvel”, com os juros do financiamento, a pessoa pode pagar cerca de três vezes o valor do imóvel que pagaria à vista, com a perspectiva de que talvez ele valorize. Mas isso não é certeza”, explica Thiago Godoy em uma entrevista concedida a revista Forbes no dia 24 de agosto de 2021, redigida por Mariângela Castro.

Confira também: Branding: como ganhar mais dinheiro construindo uma marca de sucesso

Como saber o que é melhor para minha realidade

Alugar ou comprar casa própria? Saiba quais são as melhores opções para seu dinheiro - Reprodução: Canva
Alugar ou comprar casa própria? Saiba quais são as melhores opções para seu dinheiro – Reprodução: Canva

A princípio, os especialistas orientam fazer uma simulação: considere a rentabilidade do valor de entrada em uma aplicação de renda fixa como o tesouro direto, por exemplo. Faça essa simulação considerando o tempo que duraria o financiamento. Por fim, some o valor final ao valor do total de prestações.

Sendo assim, agora você deve comparar esse valor com o valor do aluguel que você pagaria durante o período de tempo do financiamento.

Exemplo:

Em um financiamento de 100 meses devem ser somadas a rentabilidade da entrada no Tesouro Direto IPCA mais 100 parcelas de financiamento. E então, comparar este resultado com 100 parcelas de aluguel.

Dessa maneira se a rentabilidade somada com as parcelas for maior que o aluguel pago durante o mesmo período, então o aluguel é mais vantajoso. Porém, se se a rentabilidade mais as parcelas forem menores que o valor pago com o aluguel, então vale a pena financiar o imóvel.

Para finalizar, outros pontos também devem ser considerados na hora de decidir entre comprar ou alugar um imóvel. No vídeo abaixo no canal da revista Forbes, você pode ver alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Você também pode gostar: Branding: como ganhar mais dinheiro construindo uma marca de sucesso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.