Como a Serasa comunica a negativação? Descubra se é por e-mail ou ligação telefônica

Nem todos sabem, mas a Serasa possui um serviço específico para comunicar aos consumidores a negativação em seu sistema

Salvador, quarta-feira, 4 de maio, por Vivaldo Pereira – Como a Serasa comunica a negativação aos consumidores? É por carta, ligação telefônica ou e-mail? Como evitar cair em golpes a partir de mensagens supostamente enviadas pela empresa?

Em síntese, nós, do Valor Diário, verificamos que a “Serasa Experian” é o serviço por meio do qual a Serasa comunica ao consumidor a sua negativação. Na prática, esse comunicado pode se dar por meio de um simples e-mail, via SMS ou até mesmo pelo tradicional envio de uma carta pelos correios. A partir do recebimento, abrindo-o ou não, você terá até 10 dias para regularizar o seu débito (ou débitos) frente ao credor.

Você também pode gostar: É realmente possível viver de renda passiva? Descubra hoje nesse artigo

Como a Serasa comunica a negativação? Descubra se é por e-mail ou ligação telefônica - Reprodução: Pixnio.com.
Como a Serasa comunica a negativação? Descubra se é por e-mail ou ligação telefônica – Reprodução: Pixnio.com.

Como a Serasa comunica a negativação na prática?

Com efeito, essas são as únicas formas de envio de uma correspondência por parte da Serasa. Ademais, nessa correspondência deverão constar os dados do seu credor, o valor do débito e o prazo a partir do qual o seu nome poderá ser negativado.

Desse modo, a própria Serasa recomenda que, em caso de dúvida sobre a sua origem, tire um print do comunicado e, com ele, abra uma ocorrência na Central de Ajuda da empresa, no site ajuda.serasa.com.br. Além disso, atente para alguns detalhes da correspondência, como o endereço de e-mail do remetente, que precisa vir em um formato semelhante a [email protected]

Leia também: Cartão de crédito é o vilão do endividamento; mais de 88% das famílias brasileiras com estas dívidas, segundo CNC

Como a Serasa comunica a negativação? Descubra se é por e-mail ou ligação telefônica - Reprodução: Commons.wikimedia.org.
Como a Serasa comunica a negativação? Descubra se é por e-mail ou ligação telefônica – Reprodução: Commons.wikimedia.org.

E como saber se esse comunicado é mesmo da Serasa?

Em suma, de acordo com a matéria da editora da Serasa, Joyce Carla, publicada no serasa.com.br, uma das maneiras é atentar para o seu conteúdo. Com efeito, na maioria dos golpes o comunicado tem um ligeiro tom de ameaça, promessa de ganhos fáceis ou é exageradamente informal. Além disso, a Serasa informa que não envia comunicados solicitando dados cadastrais, bancários, documentos e nem com boletos para que você efetue pagamentos; ela apenas comunica que está prestes a negativá-lo.

Porém, se quiser saber mais sobre como a Serasa comunica a negativação aos consumidores, assista ao vídeo abaixo do canal “Léo Andrade”. O conteúdo traz informações importantíssimas acerca do assunto, além de recomendações úteis para a sua proteção contra tentativas desses tão comuns e famigerados golpes na internet.

Saiba mais: Óleo de soja a R$ 25: entenda os motivos da alta no preço do óleo; veja aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.