Malha fina do IR; mais de 2 milhões de contribuintes caíram; saiba como consultar e o que fazer

Contribuinte que cai na malha fina fica com a declaração e eventual restituição retidas

Franca, segunda-feira, 6 de junho, por Sheila Sabatini – Se você entregou sua declaração de imposto de renda no prazo certo, saiba que seu compromisso com a Receita Federal ainda não acabou. E o próximo passo é verificar se você está entre os 40% de contribuintes que caíram na temida malha fina.

De antemão, a página Valor Diário vai trazer o passo a passo para você verificar se está entre os que precisarão prestar maiores esclarecimentos a Receita Federal. Caso o “Leão”, descobrir erros ou inconsistências nas informações prestadas, vão travar o pagamento da sua restituição ou  podem obrigar você a pagar ainda mais imposto e ainda acrescido de multa.

Leia também: NFT tem mais de R$ 140 bi em 2022; descubra como investir e lucrar

O que pode acontecer se eu cair na malha fina?

Malha fina do IR; mais de 2 milhões de contribuintes caíram; saiba como consultar e o que fazer - Reprodução: Pixabay
Malha fina do IR; mais de 2 milhões de contribuintes caíram; saiba como consultar e o que fazer – Reprodução: Pixabay

Se você não resolver as pendências apontadas na  sua declaração irá para a malha fina. E dessa maneira,  somente depois de corrigidos os erros que você poderá receber a restituição, nos chamados lotes residuais, que são pagos pela Receita no fim do ano ou no início do ano seguinte.

Além disso, aqueles contribuintes que caem na malha fina e não respondem em tempo hábil à Receita Federal podem ainda pagar multas. Algumas podem chegar a até 75% do valor do imposto devido a Receita Federal, segundo artigo publicado no site Serasa Experian no dia 26 de abril de 2022.

Confira também: Como começar um negócio do zero e sem dinheiro

Como acompanhar o processo de declaração

Em suma, é muito simples verificar o processo de andamento do seu imposto de renda. A princípio, basta acessar o site da Receita Federal através do e-CAC e informar seu CPF, código de acesso e senha. Também é possível acessar o sistema com uma senha “gov.br”. Dessa forma, assim que entrar na página principal do e-CAC, você deve clicar no item Imposto de Renda.

Ao abrir uma nova janela, você deve procurar nela a opção “processamento” e em seguida “extrato de processamento”, e clique no ano da declaração.

O sistema mostrará se sua declaração está “em processamento”, “na fila de restituição”, “processada” ou “com pendências”.

  • em processamento: significa que sua declaração ainda se encontra em análise. Você deve aguardar alguns dias e conferir novamente;
  • na fila de restituição: ótima notícia! Significa que sua restituição está a caminho. Consulte antes do pagamento de cada lote para saber quando irá receber a sua;
  • processada: se o sistema entender que você tem imposto a pagar e está tudo certo, o sistema mostrará essa mensagem;
  • com pendências: trate de verificar no próprio sistema da Receita quais são essas pendências e corrigi-las quanto antes para não atrasar ainda mais sua restituição e, principalmente, não cair na malha fina.

Para finalizar, assista a esse vídeo do canal do Bruno Nascimento que esclarece as principais dúvidas sobre o imposto de renda e o que fazer caso caia na malha fina.

Você também pode gostar: O Brasil é o melhor lugar para empreender?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.