Solução para o endividamento: parcelar o cartão de crédito ou pedir um empréstimo? Veja o que os especialistas dizem

Em razão da forte crise econômica como resultado da pandemia, os indivíduos agora vivem o dilema de tomar empréstimos ou parcelar o cartão de crédito

Salvador, sábado, 30 de abril, por Vivaldo Pereira – Em razão da atual crise econômica, cerca de 2/3 da população brasileira hoje vive à procura de uma solução para o endividamento. De fato, mais de 40% dos brasileiros em idade adulta sofre com as agruras das dívidas impagáveis.

Logo, em vista disso, o Valor Diário decidiu por à prova ambas as soluções: parcelar o cartão de crédito ou tomar um empréstimo. E, em síntese, descobrimos que a primeira opção costuma ser a escolhida pelos consumidores. E a razão para isso está no fato de que, na maioria das vezes, as parcelas são, “magicamente”, diluídas nas demais faturas do cartão.

Leia também: Empréstimo para negativado da Caixa: veja como solicitar na Caixa créditos de R$ 1 mil e R$ 3 mil; descubra as regras

Solução para o endividamento: parcelar o cartão de crédito ou pedir um empréstimo? - Reprodução: Freepik.com
Solução para o endividamento: parcelar o cartão de crédito ou pedir um empréstimo? – Reprodução: Freepik.com

Mas será que essa é a melhor solução para o endividamento?

A princípio, devemos concluir que essa pode ser (e realmente é) uma das grandes armadilhas do cartão de crédito. Na prática, você acaba entrando no famigerado “juros do rotativo”, que hoje beira os 344% ao ano!

Desse modo, a iniciativa mais acertada, antes de lançar mão dessa estratégia, é tentar negociar diretamente com o seu gerente. Em contrapartida, caso não consiga um parcelamento a juros menores, você poderá passar para o plano B. Ou seja, partir para a busca de um crédito mais barato, como no caso dos empréstimos pessoais, que geralmente ficam na casa dos 86% ao ano.

Saiba mais: Nome sujo impede o empréstimo consignado? Confira como proceder

Solução para o endividamento: parcelar o cartão de crédito ou pedir um empréstimo? - Reprodução: Pixabay.com.
Solução para o endividamento: parcelar o cartão de crédito ou pedir um empréstimo? – Reprodução: Pixabay.com.

As vantagens do empréstimo pessoal

De resto, conforme matéria publicada pela repórter Mariangela Castro, em março de 2021, no site cnn.brasil.com.br, um empréstimo se torna realmente vantajoso quando você realiza pesquisas em fintechs e bancos digitais, que geralmente oferecem taxas ainda menores que as dos bancos tradicionais.

Verdadeiramente, o empréstimo é a melhor solução para o endividamento, principalmente quando se está entre ele e o parcelamento do cartão. No entanto, não abra mão da pesquisa por melhores ofertas – sem dúvida essa ainda é a melhor arma à disposição dos consumidores quando o assunto é a sua vida financeira.

Porém, se quiser saber mais sobre essas e outras soluções para as suas dívidas, assista ao vídeo abaixo do canal “Dinheiro à Vista”. A partir daí, siga o caminho que deverá, de fato, ajudá-lo a quitar as suas dívidas sem fazer com que você desenvolva terríveis quadros de estresse e ansiedade.

Você também vai gostar: Como empreender na internet? Confira o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.