DARF: aprenda aqui como calcular e quanto pagar, de acordo com cada tipo de investimento

O DARF é o documento que visa a arrecadação para as receitas do governo federal

Goiânia, domingo, 22 de maio, por Willames Sales – O DARF é o Documento de Arrecadação de Receitas federais, ele é ligado à Receita Federal e serve para pagar o Imposto de Renda. Muitas pessoas têm dúvidas nisso, então hoje vamos te ajudar.

Se você já teve alguma dúvida sobre como calcular e quanto você precisa pagar de DARF de acordo com seus investimentos, o Valor Diário vai te ajudar. Então confira hoje como fazer o passo a passo para calcular e pagar o DARF!

Confira: casa Verde e Amarela, saiba quais são as regras do programa habitacional e quem pode participar; entenda

O que é o DARF?

O DARF é o documento que visa a arrecadação para as receitas do governo federal. Dessa forma, ele costuma ser usado por empresas e profissionais autônomos dependendo da forma de contribuição deles.

DARF: aprenda aqui como calcular e quanto pagar, de acordo com cada tipo de investimento
DARF: aprenda aqui como calcular e quanto pagar, de acordo com cada tipo de investimento / Créditos de imagem pixabay

Da mesma maneira, esse documento é muito importante para as pessoas que investem na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Isso porque, com os lucros da compra e venda de ativos de Renda Variável, o dono das ações precisa declarar e ficar atento aos prazos.

Leia também: franquias baratas, conheça opções para ganhar dinheiro home office, saiba como fazer

A guia do DARF deve ser paga todos os meses por investidores que operam nesse tipo de ativos. Portanto, tome cuidado com as datas de declaração e lembre-se de calcular seus ganhos.

Como calcular o DARF?

Para calcular o seu DARF, você vai precisar iniciar o pagamento do seu Imposto de Renda. Então, da mesma forma que com o IR, você faz o acesso pelo seite da Receita Federal. De forma simples você pode encontrar no site da Receita Federal.

Ao começar o processo para declaração do Importo de Renda, você vai poder selecionar se a declaração é para pessoa física ou para pessoa jurídica. Então, já que o imposto sobre esses investimentos não são recolhidos na fonte, você precisa declarar.

Sendo assim, após você selecionar se é pessoa física ou jurídica, comece a declaração de forma normal. Assim, após a declaração, você vai perceber que o valor pode mudar conforme o preço da venda e o preço da compra desses ativos.

Segundo a matéria publicada por Marta Cavallini, para o portal G1, em maio de 2022, a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para informar seus rendimentos. Da mesma forma, caso existam perdas com as ações, você pode ser restituído pelo governo.

Veja este vídeo, “Passo a Passo para emitir DARF utilizando o Sicalweb”,  do canal, “Competência Total” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: celular roubado? Saiba o que fazer para proteção dos seus dados pessoais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.