Cartão Virtual do CAIXA Tem: função já foi liberada para usuário
Beneficiários do Auxílio Emergencial agora poderão utilizar o cartão virtual do CAIXA Tem para realizar compras on-line e presenciais. O cartão virtual é uma das funcionalidades do aplicativo criado pela Caixa Econômica para quem não tem conta bancária.
Leia: CAIXA Tem: Como gerar o código do auxílio emergencial?
Cartão virtual do CAIXA Tem e outras funcionalidades do aplicativo
A princípio, o CAIXA Tem tinha a função de pagar boletos e contas, transferir valores para outras contas bancárias, saques e consulta ao recebimento do auxílio emergencial. Porém, com a nova decisão de que todos os beneficiários do auxílio devem receber através do CAIXA Tem, a funcionalidade do cartão virtual foi incluída.
Compras realizadas com o cartão virtual
Da mesma forma que o beneficiário não pode realizar o saque de imediato, a utilidade do cartão auxilia nas necessidades mais emergenciais, nas quais o indivíduo precisa do dinheiro para pagar contas e comprar alimentos.
O cartão virtual do CAIXA Tem pode ser utilizado para realizar compras on-line, através dos números oferecidos pelo aplicativo; da mesma forma que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais, como supermercados.
Nova função já em vigor nos supermercados do Rio de Janeiro
O cartão virtual já pode ser utilizado em muitos supermercados do Rio de Janeiro. Já que a função precisa de uma adaptação também do mercado, o cartão virtual ainda não pode ser utilizado em qualquer estabelecimento.
Porém, no Rio de Janeiro a implementação já vem sendo aplicada em supermercados como o Grupo Carrefour Brasil; Bem como o Extra; Pão de Açúcar; Assaí; Mundial; e outros.
Como utilizar a nova função
Como resultado de um cartão não físico, para utilizá-lo é necessário encontrar um estabelecimento que já tenha suas maquinetas adaptadas para a operação. Assim, no estabelecimento, o vendedor inclui o número do cartão virtual na maquineta de forma manual.
Por fim, ao inserir todos os dados numéricos do cartão, a operação é finalizada. O cartão funciona como débito e é necessário ter o valor da compra na conta.