Como os chocolates artesanais se transformaram em geradores de renda? Confira

Em tempos de crise, produzir chocolates artesanais pode ser uma opção de renda

São José do Rio Preto, 19 de abril, por Sérgio Carrieri – A fabricação de chocolates artesanais se transformou em fonte de renda para muitos brasileiros. Quem afirma é o Sebrae, através de uma pesquisa da própria instituição. Afinal, o país ainda se recupera dos efeitos da pandemia e do isolamento social.

Dessa forma, o Valor Diário mostra como em tempos de crise, a fabricação artesanal foi á solução para muita gente. Além disso, existe a comodidade de se produzir os produtos na própria residência. Sobretudo para as famílias que não tem um valor disponível para abrirem um ponto comercial.

Como os chocolates artesanais se transformaram em geradores de renda. Confira - Pixabay -
Como os chocolates artesanais se transformaram em geradores de renda. Confira – Pixabay –

Não deixe de ler: Criptomoedas poderão estar sob custódia de bancos nos EUA; confira

A produção de chocolates artesanais só cresce nos últimos anos

Segundo o Sebrae, mesmo com a pandemia, o setor de produção artesanal só tem crescido nos últimos anos. Os pequenos negócios que apostaram nos chocolates cresceram 57% em comparação com o ano de 2019. Da mesma forma, criaram-se 2.397 novas microempresas contra 1.526 em comparação com 2019.

Apesar disso, o número de pequenas empresas que fecharam as portas foi proporcionalmente menor. Por exemplo, em 2020 foram abertos 1.847 novos negócios e 567 fecharam as portas. Porém, já em 2021 2.397 empresas foram abertas contra 883 fechadas.

Confira também: Como investir de forma inteligente? Investidor mais rico do mundo explica

O setor artesanal tem várias facilidades para quem quer iniciar

Além de poder iniciar o negócio em casa, quem quiser empreender no setor terá ainda outras facilidades. A princípio não há a necessidade de altos investimentos em maquinários para a produção. Conforme detalhado pelo artigo de ontem publicado no Portal Jovem Pan.

Contudo, para se destacar nesse negócio há de se investir em criatividade e treinamento, para ter produtos exclusivos. A personalização dos chocolates deve ser buscada para agregar valor e se diferenciar dos concorrentes. Sem esquecer também da busca por um custo benefício apropriado.

Em tempos de alta de preços e juros proibitivos, muitos consumidores buscam alternativas para não passarem em branco. E ter produtos acessíveis e exclusivos, pode ser uma boa alternativa para gerar renda. Quer saber mais sobre a produção de chocolates caseiros? Então assista ao vídeo abaixo, do canal Jovem Pan.

Não deixe de ler também: Riscos em renda fixa: saiba quais são os riscos e como não perder dinheiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.