Copa do Nordeste 2020 terá continuidade em sede única; entenda o caso

19 de junho – A Copa do Nordeste é uma das dezenas de competições de futebol que foram afetadas diretamente pela pandemia de coronavírus no país e que precisaram ser interrompidas. Depois que o retorno das atividades esportivas nos estados brasileiros passou a ser feito de forma gradual, o reinício do torneio regional gera expectativas.

Copa do Nordeste 2020 terá continuidade em sede única; entenda o caso
Copa do Nordeste 2020 terá continuidade em sede única; entenda o caso (Foto: Divulgação / Santa Cruz FC)

Leia mais: Prefeitura de Salvador libera reinício dos treinamentos de clubes de futebol

Decisão por sede única

Por ser uma competição que tem como objetivo ser democrática dentro da região nordestina, a Copa do Nordeste é disputada em nove estados diferentes. Assim, existe a dificuldade de deslocamentos em meio à pandemia.

Com isso, os clubes envolvidos na competição e a Liga do Nordeste, entidade responsável por regulamentar e organizar a disputa, chegaram a um consenso de que a sequência do torneio deve acontecer em sede única.

Ou seja, o Nordestão 2020 terá continuidade em apenas uma cidade, que será decidida pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol que determina as regras e rumos da competição.

Leia também: Cultura no Cariri e artistas locais se adaptam durante pandemia; confira

Copa do Nordeste em sede única: quais cidades concorrem?

Em reunião feita por videoconferência entre clubes e representantes da Liga do Nordeste, três cidades foram colocadas como as favoritas para sediar os jogos restantes do torneio de futebol mais importante da região.

Cidade com clubes como Bahia e Vitória, Salvador é vista como a principal concorrente a ser sede do restante do torneio.

A capital baiana conta com três estádios de alto nível, com capacidade para mais de 30 mil pessoas: Pituaçu, Barradão e Arena Fonte Nova.

Recife também aparece como candidata a sediar o restante da Copa do Mundo. Seus principais clubes são Santa Cruz, Náutico e Sport, e quatro estádios formam a estrutura esportiva da cidade: Arruda, Aflitos, Ilha do Retiro e Arena Pernambuco.

Além disso, Fortaleza também se candidata a ser sede. Com Ceará e Fortaleza como principais equipes, a capital cearense tem o Castelão e o PV como principais praças esportivas.

Atual estágio da competição

O Nordestão 2020 foi paralisado no dia 15 de março, quando estava em sua reta decisiva da fase de classificação.

Sendo assim, o que falta ser disputado na competição são as seguintes rodadas:

  • 8ª e última rodada da 1ª fase
  • Jogo único das quartas de finais
  • Jogo único das semifinais
  • Jogos de ida e volta das finais

Leia ainda: Como empresas do Cariri não interromperam vendas durante pandemia; confira então

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.