Coronavírus: pedidos de seguro-desemprego aumentam 76,2% na parcial de maio

Uma das consequências da crise da pandemia do coronavírus foi o aumento do desemprego. Por isso, o número de pedidos de seguro-desemprego subiu 76,2% na primeira quinzena de maio na comparação com o mesmo período de 2019. A informação foi confirmada pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

Os números foram levantados tanto nos atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais. Ao todo, foram 504.313 pedidos para seguro-desemprego na primeira quinzena de maio de 2020.

Leia tambémCrise prejudica orçamento e IPTU vira alvo de inadimplência, saiba consequência

Aumento do Pedido de seguro-desemprego

seguro-desemprego
Coronavírus: Pedidos de seguro-desemprego aumentam 76,2% na parcial de maio Foto – Pixabay

A Secretaria de Trabalho ainda estima que até 250 mil pedidos ainda devem ser feitos nos próximos meses por não poderem ter sido feitos de forma presencial.  Ademais, ainda há diversos trabalhadores sem acesso à internet que não estão conseguindo pedir o benefício nas unidades de atendimento presencial, pois estão com o funcionamento suspenso por causa da pandemia de Covid-19.

“Como o trabalhador tem até 120 dias para requerer o seguro-desemprego, é possível estimar que até 250 mil pedidos ainda possam ser realizados”, afirmou o Ministério da Economia.

Em Maringá (PR), por exemplo, foram 3.989 pedidos de seguro-desemprego. Contudo, O número é 93,5% maior comparado com o mesmo período do ano passado quando foram 2.061 solicitações.

Perfil dos trabalhadores

Sobre o perfil daqueles que solicitaram o seguro-desemprego na primeira quinzena de maio:

  • a maioria é masculina (58%);
  • A faixa etária com maior número de solicitantes está entre 30 e 39 anos (32,5%);
  • escolaridade: 61,9% têm ensino médio completo;
  • sobre os setores: serviços 42,1%,  comércio (26,2%), indústria (20,6%) e construção (7,8%).
  • os Estados com maior número de pedidos:  São Paulo (149.289), Minas Gerais (53.105) e Rio de Janeiro (42.693) e os que tiveram maior proporção de requerimentos via web foram Acre (97%), Rondônia (96,7%) e Amazonas (95,9%).

Leia tambémConcursos públicos abertos com quase 20 mil vagas e salário de até 18 mil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.