Paulo Afonso, sexta-feira, 13 de maio, por Gabriele de Paula — No dia 25 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social começará a pagar a segunda parcela do 13º do INSS. Assim, participarão dessa remessa de pagamento os aposentados e pensionistas. Os pagamentos ficarão disponíveis aos beneficiários para saque até o dia 7 de junho.
De acordo com o INSS, mais de 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela do 13º. Dessa forma, espera-se que a mesma quantidade seja beneficiada nesta segunda remessa. O calendário de pagamentos já foi publicado e o Blog Valor Diário explica tudo sobre o pagamento do 13º do INSS.

Calendário de pagamentos 13º do INSS
Existem duas tabelas para o pagamento do 13º do INSS. A primeira contempla os beneficiários que ganham até 1 salário mínimo. Mas na segunda, estão as pessoas que recebem acima de 1 salário mínimo. A seguir, confira as duas tabelas de pagamentos da segunda parcela do 13º do INSS.
Calendário para quem recebe até 1 salário mínimo
- Final do NIS Data do pagamento
- 1 25 de maio
- 2 26 de maio
- 3 27 de maio
- 4 30 de maio
- 5 31 de maio
- 6 1 de junho
- 7 2 de junho
- 8 3 de junho
- 9 6 de junho
- 0 7 de junho
Calendário para quem recebe acima de 1 salário mínimo
- Final do NIS Data do pagamento
- 1 e 6 1 de junho
- 2 e 7 2 de junho
- 3 e 8 3 de junho
- 4 e 9 6 de junho
- 5 e 0 7 de junho
Como consultar o 13º do INSS
Normalmente, os aposentados e pensionistas recebem o 13º salário de seus benefícios nos meses de agosto e dezembro de cada ano. No entanto, o INSS antecipou o valor nos últimos 3 anos seguidos.
O objetivo é injetar dinheiro na economia para minimizar os efeitos da crise pandêmica enfrentada pelos brasileiros.
Para consultar o 13º do INSS, o beneficiário poderá ligar para a central de atendimento, através do telefone 135. Além disso, a consulta também está disponível no site Meu INSS.
A terceira opção de fazer a consulta é o aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para download para telefones Android e IOS.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Advogado Aposentadoria e aprenda como acessar o app Meu INSS pela primeira vez:
Leia a seguir: Isenção de imposto de renda sobre imóvel; confira as regras do IR 2022