Renda fixa x renda variável; entenda de vez a diferença e como montar uma carteira de investimentos

Entenda de uma vez por todas a diferença entre renda fixa e renda variável

Paulo Afonso, quinta-feira, 12 de maio, por Gabriele de Paula — Saber a diferença entre renda fixa e renda variável é fundamental para as pessoas que desejam começar a investir. Além disso, entender o seu perfil de investidor é muito importante para descobrir quais são os melhores investimentos para a carteira.

Escolher entre uma ou outra depende muito do risco que o investidor está disposto a correr. Isso porque a renda fixa conta com previsibilidade dos ganhos, o que não acontece com a renda variável. Assim, hoje o Blog Valor Diário explica a diferença entre renda fixa e renda variável e como montar uma carteira de investimentos.

Renda fixa x renda variável; entenda de vez a diferença e como montar uma carteira de investimentos - Reprodução Pixabay
Renda fixa x renda variável; entenda de vez a diferença e como montar uma carteira de investimentos – Reprodução Pixabay

Veja também: Game poderá ser o futuro do trabalho; veja como funciona o recrutamento por jogos virtuais

Renda fixa X renda variável

Na renda fixa, o investidor já sabe qual será a sua rentabilidade. Isso porque, no momento do aporte, a taxa de rendimento já está preestabelecida ou atrelada a alguma taxa. Normalmente, os investimentos de renda fixa estão atrelados às taxas como Selic e IPCA.

Quando falamos de renda fixa, falamos de emprestar dinheiro para o governo ou instituições financeiras. Dessa forma, se o investidor deixar o dinheiro investido até o prazo estabelecido, receberá exatamente a taxa de rentabilidade contratada.

Por outro lado, na renda variável não é possível prever qual será a rentabilidade. Por isso, é um tipo de investimento que possui risco maior, uma vez que também é possível perder dinheiro ao fazer o investimento.

Isso acontece porque a valorização dos ativos depende do mercado financeiro, interesse dos investidores, cenário político, entre diversos outros fatores. Dessa forma, os produtos apresentam muitas oscilações.

Você também pode gostar: Auxílio Brasil começará a ser pago em maio; confira se tem direito e como sacar

Como escolher o melhor investimento

A renda fixa e a renda variável possui muitas diferenças entre si. No entanto, isso não significa que uma seja melhor que a outra. Mas sim, que a escolha certa deve ser atrelada aos objetivos do investidor. 

Além disso, a primeira é mais segura, uma vez que possui liquidez imediata. Isso é ideal para que deseja investir para aposentadoria ou reserva de emergência. Porém, não é possível encontrar bons retornos financeiros nela.

Por outro lado, a renda variável pode gerar lucros altos. Mas não é segura como a renda fixa. Quanto mais variada a carteira de investimento for, melhor será. Além disso, é imprescindível atrelar cada investimento com um objetivo.

Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Me Poupe! e entenda melhor sobre a renda variável:

Leia a seguir: Alta de mais de 8,8% do diesel passou a valer a partir 10 de maio; entenda como isso pode afetar o bolso da população

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.