Auxílio emergencial: Nova organização para diminuir filas
A semana de liberação de saque para o auxílio emergencial dos beneficiários que optaram pela conta digital da Caixa foi considerada conturbada e cheia de aglomerações. Muitos brasileiros saíram de suas casas nos dias que não estavam corretos no calendário de saque.
Além disso, os próprios beneficiários que estavam no dia correto eram em grande quantidade e muitas agências da Caixa relataram aglomerações. O presidente da Caixa Econômica Federal informou que eles têm consciência da situação e que estão agindo.
Leia: Novo aplicativo da Caixa para auxílio emergencial
Filas inevitáveis
Segundo o presidente Pedro Guimarães, evitar filas é impossível quando o assunto é o saque do auxílio emergencial. Pedro informou que o número de pessoas a receberem o dinheiro e o período no qual esse recebimento será realizado são discrepantes. São cerca de 50 milhões de pessoas e três semanas de pagamentos.
Pedro informou que a Caixa está agindo para que as aglomerações nas filas sejam diminuídas, mas que não pode prometer realizar o impossível, já que são muitas pessoas em pouco tempo.
Cronograma de saques do auxílio emergencial
Mesmo com um cronograma pré-estabelecido para a segunda parcela do auxílio emergencial, Pedro Guimarães informou que irá apresentar o cronograma para o Ministro da Cidadania e para o Presidente do Brasil antes de informar as novas datas à população.
As informações são de que muitas pessoas que se apresentaram às agências durante a semana não tinham direito ao saque ou só estavam em busca de informações não relacionadas ao saque, como quem teve seu auxílio negado e está indo em busca de como se recadastrar.
Novas medidas tomadas
Para diminuir as aglomerações, Pedro divulgou medidas que serão tomadas imediatamente. Primeiro, não irá mais misturar os beneficiários do Bolsa Família com os do auxílio emergencial da conta digital da Caixa. Para as próximas parcelas irá dividir os dias entre eles.
Nas agências, as filas serão organizadas por marcas no chão e por funcionários da Caixa Econômica. Também foi realizado um contato com as prefeituras para auxílio no controle das filas do lado de fora das agências. Além disso, carros de som serão disponibilizados e panfletos informativos serão distribuídos entre os beneficiários do auxílio emergencial presentes.