INSS antecipa primeira parcela do 13º para abril

O INSS informou que, entre os dias 24 de abril e 8 de maio, a primeira parcela do 13º será distribuída para aposentados e pensionistas. Essa antecipação visa reduzir os danos causados pela pandemia do COVID-19.

Essa antecipação do INSS está prevista para início na folha de Abril e há um calendário para prioridades de recebimento, assim como o calendário de recebimento do auxílio emergencial oferecido pelo Governo.

primeira parcela do 13º
INSS antecipa primeira parcela do 13º para abril

Leia: Dê entrada no seguro desemprego online

Antecipação de Agosto para Abril

O pagamento da primeira parcela do 13º estava prevista para o mês de Agosto. Mas foi incluída na pasta de medidas provisórias de combate à pandemia mundial do Coronavírus. Com essas medidas, o Governo tenta a redução do impacto econômico.

Segundo informações disponibilizadas pelo INSS, o procedimento de liberação da primeira parcela do 13º ainda depende da publicação de normativos. Desde 2006 essa primeira parcela é adiantada, mesmo que a medida não seja considerada obrigatória.

No ano de 2019, o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro liberou a primeira parcela do 13º para o mês de Agosto. Por meio de uma MP, ainda foi dialogada a possibilidade desta antecipação se tornar obrigatória para os próximos anos, mas a medida perdeu a validade e não foi votada.

Datas e pagamentos

A consulta da primeira parcela do 13º pode ser realizada antes do pagamento através do site ou app Meu INSS. Você pode se cadastrar sem grandes dificuldades e acessar a plataforma para analisar valores que irá receber.

A primeira parcela do 13º é livre de descontos do IR e é equivalente à metade do benefício total recebido pelo trabalhador. A prioridade de distribuições tem início com trabalhadores que tenham seu cartão de benefício com o número final 1 e que recebem um salário mínimo.

Sequência de distribuições

  • Trabalhadores que recebam até um salário mínimo:
Número final do cartão de benefício Depósito
1 24 de abril
2 27 de abril
3 28 de abril
4 29 de abril
5 30 de abril
6 04 de maio
7 05 de maio
8 06 de maio
9 07 de maio
0 08 de maio

 

  • Trabalhadores que recebam mais de um salário mínimo:
Número final do cartão de benefício Depósito
1 e 6 04 de maio
2 e 7 05 de maio
3 e 8 06 de maio
4 e 9 07 de maio
5 e 0 08 de maio

 

Leia: Detalhes sobre a segunda parcela do auxílio emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.