Pedalar de bicicleta: novos hábitos durante a pandemia

A pandemia do coronavírus fez nascer novos hábitos para as pessoas. Em Santa Cruz do Sul, distante 150 km da capital Porto Alegre, já é possível ver muitos cidadãos pedalando de bicicleta. Há vários motivos que podem explicar esse novo hábito, mas até mesmo a prefeitura tem buscando formas de incentivar o uso da bicicleta na cidade.

É o que também mostrou uma pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo/Ibope, no Especial Pandemia. Entre 800 pessoas entrevistadas, 38% dos entrevistados pretendem se deslocar mais a pé e 20% pretendem usar mais a bicicleta no dia-a-dia. Esse hábito que até então é novo para muitos, venho para ficar.

Leia tambémPernambuco: Medidas contra o Aedes Aegypti são iniciadas

Mais pessoas pedalando de bicicleta

bicicleta
Pedalar de bicicleta: novos hábitos durante a pandemia Foto – pixabay

Para Ricardo Fockink que já pedala há muitos anos, mas como lazer, garante que notou nos últimos meses mais bicicletas pelas ruas. Não apenas nos finais de semana, mas durante a semana. Muitos utilizando a bicicleta como meio de transporte. “Notei que muitas pessoas estão pedalando. Muitos inclusive, adotaram esse novo hábito, desde baixar o uso do carro até mesmo a ter mais saúde”, disse o entusiasta de bicicleta.

Também é possível notar mais lojas comercializando bicicletas e também oficinas apenas voltadas para esse meio. Na semana passada, o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst afirmou o investimento de novas ciclovias em Linhas Santa Cruz. Para muitos que pedalam, isso é mais um incentivo porque a ciclovia acaba dando mais segurança para quem pedala.

Especialistas acreditam que vários motivos podem explicar o fato de mais pessoas andarem de bicicleta. Uma, é a economia. E, também quando os transportes públicos diminuíram os  horários na pandemia, muitos viram a bicicleta como opção. Além disso, a preocupação com um novo estilo de vida que seja mais saudável também explica a aderência da bicicleta.

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico de baixo impacto que oferece muitos benefícios. Também varia em intensidade, tornando-o adequado para todos os níveis. Você pode pedalar como um meio de transporte, para atividades casuais ou como um esforço intenso e competitivo.

Andar de bicicleta é um exercício que o mantém ativo. Pode ajudar a moldar um estilo de vida saudável, tanto física quanto mentalmente. Confira alguns benefícios:

  1. Controle de peso

Andar de bicicleta habitualmente, especialmente em alta intensidade, ajuda a diminuir os níveis de gordura corporal, o que promove um controle de peso saudável . Além disso, você aumentará seu metabolismo e construirá músculos, o que permite queimar mais calorias, mesmo em repouso.

  1. Força das pernas

Andar de bicicleta melhora a função geral da parte inferior do corpo e fortalece os músculos das pernas sem sobrecarregá-los. Para tornar suas pernas ainda mais fortes, tente exercícios de levantamento de peso, como agachamentos, leg press e lunges, algumas vezes por semana para melhorar ainda mais seu desempenho no ciclismo.

3. É bom para iniciantes

É simples andar de bicicleta. Se você tiver dificuldades com uma bicicleta comum, as bicicletas estacionárias são uma ótima alternativa.

Se você é novo no condicionamento físico ou está se recuperando de uma lesão ou doença, pode pedalar em baixa intensidade. À medida que você ficar mais em forma, poderá aumentar a intensidade ou continuar a pedalar em um ritmo frio.

4. Treino básico

Andar de bicicleta também trabalha os músculos do núcleo, incluindo as costas e os abdominais. Manter o corpo ereto e manter a bicicleta em posição requer uma certa quantidade de força do núcleo.

Leia também: Goiás: mês de julho é marcado por média de 34 mortes diárias por Covid-19

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.