Muito se fala sobre os sintomas da COVID-19 e sobre as medidas de segurança contra o contágio do vírus. Porém, o que nem todos sabem, é que as sequelas do Coronavírus causadas pela doença e pelo tratamento podem acompanhar o paciente por meses após a cura.

sequelas do coronavírus
Sequelas do Coronavírus: detalhes sobre o pós-tratamento de um paciente (Foto: Pixabay)

Leia: ONG Recifense auxilia LGBTQ+s em situação de cárcere e vulnerabilidade durante a pandemia

Relato sobre o Coronavírus de um paciente curado

O Valor Diário entrou em contato com um paciente curado da COVID-19 para obter mais informações sobre o processo de cura e pós-tratamento. Wesley Eduardo, de 29 anos, contraiu a COVID-19 ainda no início da pandemia em Pernambuco e ainda sofre com as sequelas.

“Antes de tudo, eu estava indo trabalhar normalmente e no dia 16 de Abril eu passei mal. Senti falta de ar, muita febre e não conseguia manter nenhum alimento no estômago. Corri para a emergência. Em primeiro lugar, mediram a minha oxigenação e estava muito baixa. Com isso, fui direto para a UTI e fui intubado.”

Duração do tratamento e as sequelas do Coronavírus

De acordo com Wesley, sua internação na UTI durou 18 dias. Além disso, o paciente passou mais 12 dias na enfermaria. “Passei 15 dias intubado. Não tinha reação nenhuma, não vi nada. A informação era de que haveriam mais sequelas do Coronavírus quanto mais longo fosse o tratamento”, contou Wesley.

Mesmo não estando em nenhum grupo de risco, Wesley passou por três paradas cardíacas e foi um paciente que sofreu as consequências do vírus em níveis altos no seu corpo. “Sou jovem, saudável, e mesmo assim meu tratamento foi de alto risco e até agora tenho sequelas sérias da doença e do tratamento.”

Sequelas do Coronavírus após a cura

Assim como o vírus, o tratamento também deixou sequelas em Wesley. A principal delas, foi a dificuldade na deglutição, causada pela intubação prolongada. Além disso, a falta de ar ainda é constante na rotina de Wesley, mesmo após meses de cura.

Juntamente com as sequelas da intubação, o paciente também relatou outras dificuldades: “Precisei fazer uma fisioterapia nos membros inferiores e superiores, devido ao tempo que fiquei deitado e por ter perdido muita massa muscular.”

Tratamento com Cloroquina

O tratamento do cidadão foi realizado com medicamentos experimentais, incluindo a Cloroquina. Logo depois, foi necessário realizar exames de rotina para monitorar a atividade cardíaca do paciente e observar quaisquer sequelas do Coronavírus. Da mesma forma, exames de sangue e dietas restritivas agora fazem parte da rotina comum de Wesley.

Monitoramento após dois meses de cura diagnosticada

“Atualmente, eu já fiz mais de 30 exames após ter sido liberado do hospital. Ainda não fui liberado para praticar exercícios mais pesados, ainda estou fazendo uma dieta muito restritiva e fui recomendado a evitar situações que me causem muita emoção ou estresse. Além disso, não posso ingerir bebidas alcóolicas e nem fumar.”

As sequelas causadas pelo tratamento e pelo vírus da COVID-19 ainda não são consideradas um padrão, visto que em cada paciente as sequelas se manifestam a depender do nível da doença e dos procedimentos realizados durante a internação.

Leia: 90 mil alunos recebem kits pedagógicos e cestas básicas em Recife

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here