Minerar criptomoedas; descubra como funciona e o que precisa fazer para ganhar dinheiro com isso

Minerar criptomoedas; descubra como funciona e o que precisa fazer para ganhar dinheiro com isso

Seabra, terça-feira, 31 de maio, por Cauê Martins — Com o mercado de criptomoedas surgiu bastante formas de investimentos. E se você deseja aproveitar esse novo mercado, mas não quer arriscar nas ações, começar a minerar criptomoedas pode ser a solução para isso. 

No Valor Diário, você saberá como funciona as operações dessa moeda digital e o que precisa para começar a minerar as suas próprias criptomoedas. Por aqui, você conseguirá entender tudo. Boa leitura!

Confira: O que torna o Bitcoin tão volátil? Descubra aqui o que causa as oscilações

O que é mineração de criptomoedas?

Segundo a publicação feita em 31 de outubro de 2021 na Uol, a mineração de criptomoedas é o processo de validar e incluir novas transações na blockchain. Assim, é um grande banco de dados que faz o registro das movimentações. 

Dessa forma, é uma maneira para aumentar a circulações das moedas digitais, no mesmo sentido que o banco central ao “imprimir” dinheiro. 

Além disso, mesmo não sendo uma operação tão barata como anos atrás, a recompensa que os mineradores ganham por bloco minerado é o que os incentivam para buscar mais. 

Como funciona a mineração de criptomoedas?

Dentro da Blockchain, existem diversos “cofres” cheios de transações de muitos usuários. Então, é necessário ser fechado com um identificador. Com isso, tem a mesma função de uma cadeado. 

Para encontrar o cadeado certo, é preciso realizar complexos problemas matemáticos. Assim, os mineradores utilizam hardwares e softwares para encontrar os resultados e abrirem esse cadeado. 

A única dificuldade é que com a alta da mineração de criptomoedas surgiram muitas pessoas para resolver esses cálculos. Então, criou uma grande competição de quem conseguirá resolver primeiro. 

Dessa forma, quanto mais pessoas querem minerar, maior computação é necessária para realizar os cálculos. Então, ao encontrar a solução, é apresentada para a rede, se disserem “está certo”, o novo bloco é adicionado a conta. 

Veja: Como proteger meu dinheiro de golpes do Pix; saiba dicas essenciais para não ser uma vítima

Como minerar criptomoedas?

Minerar criptomoedas; descubra como funciona e o que precisa fazer para ganhar dinheiro com isso - reprodução Canva
Minerar criptomoedas; descubra como funciona e o que precisa fazer para ganhar dinheiro com isso – reprodução Canva

No incio da mineração, era necessário um computador com placa de vídeo razoável conectado a rede para resolver os cálculos matemáticos. Assim, não tinha muitos custos para a operação.

Contudo, para fazer a operação é necessário um alto valor de investimento. Nesse sentido, com o aumento de mineradores. Fez os cálculos ficaram mais complexos demandando equipamentos mais potentes para resolver.

Dessa forma, para minerar é preciso ter equipamentos específicos. Sendo chamados ASIC ou circuitos integrados de aplicação específica. 

Por fim, você pode conferir no vídeo abaixo do Bruno Perini, onde ele mostra na prática o processo de mineração de criptomoedas. Confira:

Leia também: Renda fixa; investir em títulos prefixados ou pós-fixados; entenda a diferença e como investir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.