Como participar das licitações do Banco do Brasil? Confira
Uma organização precisa estar apta para participar das ofertas e, para isso, o Banco do Brasil realiza uma análise criteriosa sobre o histórico da empresa participante da seleção
Goiânia, terça-feira, 31 de maio, por Willames Sales – As licitações do Banco do Brasil é um serviço que, anualmente, oferece possibilidades para as empresas trabalharem com o BB. Contudo, os editais são lançados em diversos períodos do ano e podem contemplar as organizações que melhor atenderem às exigências dos documentos.
Para tanto, uma organização precisa estar apta para participar das ofertas e, para isso, o Banco do Brasil realiza uma análise criteriosa sobre o histórico da empresa participante da seleção. Por isso, desenvolvemos este guia para explicar o que é uma licitação e, para conhecer mais, veja aqui no Valor Diário.
Confira: o que torna o Bitcoin tão volátil? Descubra aqui o que causa as oscilações
O que são as licitações do Banco do Brasil?
Para realizar esse serviço, o BB segue a regulamentação do Governo Federal sobre licitações, dispostas na Lei 8.666/93. As etapas de seleção das propostas das empresas ocorrem através de pregões eletrônicos sendo amparadas pela Lei 10.520/02.
No entanto, o Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, tendo suas ações divididas entre o Governo Federal e alguns investidores privados. Além disso, a Lei 13.303 de 30 de junho de 2016, legaliza as licitações da instituição federal.
Como as empresas podem participar?
O portal Licitações-e realiza as licitações. Portanto, o sistema permite que o futuro colaborador faça a inscrição de sua proposta e confira os editais disponibilizado para os pregões eletrônicos e, nisso, o participante deve informar a sua proposta de preço.
Mas, após o fornecedor realizar a sua inscrição, precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil para efetivar a sua participação. Para tanto, o participante deve apresentar alguns documentos como:
- original e cópia de documentos pessoais de sócios da empresa;
- contrato social da firma com CNPJ.
Em seguida, o solicitante assinará o termo de participação e nomeará um representante. No mais, o fornecedor precisará acompanhar o andamento das etapas das licitações e poderá acompanhar, virtualmente, o pregão para a escolha dos vencedores.
No entanto, conforme a matéria publicada por Gioconda Brasil no portal G1, em abril de 2017, foram notificados casos em que resultados das licitações, na época foram vazados antes do prazo final. Portanto, nisso foram abertas comissões internas para averiguar a tentativas de fraudes no processo de seleção.
Portanto, selecionado o ganhador deverá, ainda apresentar mais algumas informações antes de assinar o contrato com o Banco do Brasil. A empresa vencedora precisará demonstrar a sua movimentação financeira e contratar um seguro do Banco do Brasil, para o caso de ficar impossibilitada de prestar as contas do serviço.
Veja este vídeo, “COMO FUNCIONA O LICITAÇÕES-E?”, do canal, “Rodolpho dos Anjos Oficial” do YouTube para saber mais detalhes.
Leia Também: Brasil está entre os países que mais negociam criptomoedas, confira os detalhes