Alta dos juros; como reflete no dinheiro do brasileiro? Entenda como a economia afeta seu bolso
Copom eleva novamente taxa Selic, que chega em 12,75%, a maior desde 2017
São Paulo, segunda-feira, 9 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – Na última quarta-feira (4), ocorreu nova alta dos juros. Ou seja, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), pela 10.ª vez seguida, elevou a taxa básica de juros, a taxa Selic, para 12,75%. Mas o que muitos não entende é como isso afeta diretamente no bolso do brasileiro.
Desse modo, o Valor Diário trará as informações necessárias para entender o atual cenário da economia brasileira. Em resultado, como a alta dos juros reflete diretamente na vida financeira da população. Em suma, o principal motivador do BC para aumento da Selic é buscar conter a inflação. Porém, é necessário primeiro entender qual a relação da inflação com os juros básicos do país.
Leia também: Ibovespa recua de 120 mil para 105 mil pontos em um mês; entenda
Como está a inflação atualmente?
De antemão, a inflação nada mais é do que o aumento dos preços e serviços. Ocasionando, desse modo, a diminuição do poder de compra da moeda do país. Para tanto, o principal índice utilizado para medir a inflação é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
E, diante do cenário da economia do país e do mundo, segundo IBGE, a inflação teve uma alta, somente em abril, de 78,7%. Chegando, então, o IPCA ao patamar de 12,03% referente ao acumulado dos últimos 12 meses. À título de comparação, no mesmo período do ano anterior, o IPCA estava em cerca de 6%.
Confira mais: Cielo (CIEL3) tem alta de 35% no lucro do primeiro trimestre; confira
Qual relação da alta de juros e a inflação?
Neste ínterim, em uma tentativa de conter a alta desenfreada da inflação, o BC vem aumentando, gradativamente, durante todo o ano, a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 12,75% ao ano.
Portanto, com os juros altos a economia é desacelerada, ou seja, com o crédito mais altos, a população diminui o consumo; e, assim, há diminuição da inflação. Sobretudo, conforme boletim Focus desta semana, a projeção é que a Selic chega a 13,25% ainda neste ano.
Contudo, quem tem um planejamento financeiro e uma estratégia de investimentos, pode encontrar oportunidades de ganhos, até mesmo em um cenário de economia instável. Como, por exemplo, a alta dos juros é uma ótima chance de encontrar bons investimentos em renda fixa.
Por fim, para ilustrar como investir na alta dos juros, assista este vídeo: “Subiu! Selic a 12,75%: é hora de investir em fundos imobiliários!”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.
Você também vai gostar: Você sabe quanto é o imposto de renda do prêmio do BBB? Descubra aqui