São José do Rio Preto, sexta-feira, 6 de maio, por Sérgio Carrieri – O índice Ibovespa recuou mais de 3% somente nessa última quinta-feira. Além disso, ampliou ainda mais a queda que vem persistindo desde o início de abril. A bolsa brasileira acompanhou o movimento para baixo dos principais índices dos EUA.
Dessa forma, o Valor Diário vai demonstrar os principais motivos que estão pressionando para baixo nosso índice. A princípio, a semana até que se iniciou de forma razoavelmente tranquila. Afinal, o mundo está passando por uma crise inflacionária agravada recentemente pelo conflito no leste europeu.

Ibovespa reverte ganhos após alta de juros americana
O índice do Ibovespa subiu no início da semana após declarações do presidente do Banco Central americano. Sobretudo por descartar altas elevadas nos juros, que pudessem provocar recessão na economia de lá. Ainda mais com a confirmação do aumento em 0.50 pontos percentuais na quarta-feira.
Porém, após o mercado financeiro digerir a ação do FED, a bolsa brasileira caiu mais de 3% e chegou nos 105.304 pontos. Tendo ainda um volume financeiro de R$ 31,7 bilhões. Ao mesmo tempo, com o temor global, o dólar subia 2,30% ultrapassando o patamar dos R$ 5,00.
Aversão á riscos derrubam bolsas mundiais
No pregão de ontem, apenas quatro ações fecharam no campo positivo, Gerdau e Gerdau Metalúrgica, Suzano e Klabin. Em contrapartida, as ações da Totvs, Banco Inter e do Magazine Luíza foram os destaques negativos do dia. Conforme artigo de Felipe Moreira publicado ontem no Portal InfoMoney.
Já em Wall Street, houve um verdadeiro mar de sangue, o pior dia do Dow Jones desde 2020. Principalmente as companhias de comércio eletrônico, com balanços trimestrais muito fracos. Por último, o índice da bolsa americana recuou 3,11% e da Nasdaq, que concentra as empresas de tecnologia, recuou 4,99%.
Enfim, o mercado financeiro global passa por um momento de muita volatilidade e incertezas. Além de muitas economias ainda se recuperando dos efeitos da pandemia e do isolamento social. Quer saber um pouco mais sobre o Ibovespa? Então, assista ao vídeo do canal Rafael Bevilacqua.
Confira: Você sabe quanto é o imposto de renda do prêmio do BBB? Descubra aqui