Diretor do BC indica que as altas da Selic terão fim; entenda como ficam os investimentos em renda fixa

Com projeção para 13,25% na taxa básica de juros, investimentos prefixados estão entre os melhores

São Paulo, domingo, 29 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – com as recentes altas da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, o governo tenta conter a inflação. Porém, conforme presidente do Banco Central, todas as medidas já foram tomadas e as altas estão chegando ao final. Assim, até o próximo ano, espera-se que chegue somente até 13,25% ano; sendo que atualmente está em 12,75%.

Porém, em resultado a expectativa de encerramento do ciclo de altas da Selic, muitos investimentos em renda fixa, prefixados, apresentam alta rentabilidade. Então, o Valor Diário mostrará como se beneficiar, mesmo diante de uma economia instável.

Leia também: Nubank Cripto: nova maneira de investir em criptomoedas; veja como será esta nova função

Diretor do BC indica que as altas da Selic terão fim; entenda como ficam os investimentos em renda fixa (imagem Canva)
Diretor do BC indica que as altas da Selic terão fim; entenda como ficam os investimentos em renda fixa (imagem Canva)

Por quais motivos estão ocorrendo altas da Selic?

Primeiro, como amplamente divulgado, a economia mundial entrou em colapso com a pandemia de Covid-19. Logo após, o conflito atual no Leste Europeu que, principalmente está impactando nos preços da commodities. Neste ínterim, a consequência, quase que imediata, é a alta da inflação, ou seja, afeta diretamente os preços de produtos e serviços.

Desse modo, em uma tentativa, sobretudo, de contar a inflação, o Banco Central vem no decorrer de um ano, aumentando gradativamente a Selic. Ou seja, a taxa básica de juros representa hoje 12,75% ao ano; que, desta forma, é imensamente superior à do mesmo período do ano anterior, que estava em cerca de 2,5% ao ano.

Confira mais sobre investimentos: Long and short: saiba qual é esta estratégia de investimentos e como lucrar

Como posso me beneficiar em meus investimentos?

De antemão, sabemos que investimentos em renda fixa são um dos mais procurados, principalmente para aqueles que buscam segurança e rentabilidade garantida. Ao passo que muitos destes títulos atrelados à Selic ou IPCA, os investidores estão em vantagem em resultados das altas da Selic.

Conforme reunião do Copom, a projeção é que a Selic tenha mais um aumento e chegue ao patamar de 13,25%. Assim, agora é fácil encontrar títulos prefixados de curtos a médios prazos e com rendimentos superiores à 1% ao mês.

Desse modo, conforme matéria de Marília Almeida, publicada no dia 4 de maio de 2022, pelo portal exame., analistas do banco BTG vêm boas oportunidades:

Segundo analistas do banco, há oportunidades atrativas nos títulos prefixados curtos em função do prêmio existente na curva em 2023 e 2024. A visão é reforçada por Knudsen, da Vitreo, “Na curva de juros em janeiro de 2025 a taxa está em 12,20%”.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Selic subiu para 12,75%! Onde investir agora: CDI, IPCA ou Prefixados?”, do Canal Fonte de Fortuna, do YouTube.

Leia também este artigo: Inteligência emocional no trabalho; descubra o que é e como se destacar no seu emprego

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.