IFIX: entenda o que é este indicador e como ele influencia no mercado imobiliário; entenda de vez aqui

Para quem de interessa pelo mercado de Fundos Imobiliários, entender o IFIX vai ajudar a escolher os melhores FIIs para investir. Entenda tudo sobre o IFIX nesse artigo

Franca, quarta-feira, 11 de maio de 2022, por Sheila Sabatini – Se você já pensou em investir no mercado imobiliário, certamente já ouviu falar do IFIX. Mas, você sabe o que é esse índice, como se calcula e como ele afeta o mercado de fundos imobiliários?

De antemão a página Valor Diário vai explicar sobre o IFIX, afinal o mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) é um dos mais tradicionais e também mais populares investimentos no Brasil, e é muito importante conhecer o principal índice deste segmento antes de se expor a ele.

Leia também: Quanto rende hoje R$ 1 mil no Tesouro Direto e como investir nos títulos públicos; descubra aqui

O que é IFIX?

A princípio, o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) é o benchmark para os Fundos Imobiliários (FIIs)  negociados na B3, que é a bolsa de valores brasileira.

A princípio, o IFIX foi criado em 2012 com o objetivo de simular com um método próprio o retorno médio dos principais fundos imobiliários do país. Atualmente, o IFIX inclui 96 de 365 Fundos Imobiliários listados na B3.

Como  é calculado?

IFIX: entenda o que é este indicador e como ele influencia no mercado imobiliário; entenda de vez aqui - Reprodução: Canva
IFIX: entenda o que é este indicador e como ele influencia no mercado imobiliário; entenda de vez aqui – Reprodução: Canva

A princípio, o cálculo do IFIX é o resultado de uma média dos retornos de Fundo Imobiliários. No total, o índice cobre atualmente 96 ativos. A metodologia leva em consideração alguns critérios para inclusão ou exclusão do FIIs no IFIX:

  • estarem classificadas entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das 3 carteiras anteriores. Em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), representem em conjunto 95% do somatório total desses indicadores;
  • ter presença em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores;
  • não ser classificada como “Penny Stock”  (cotas que valem menos de R$ 1);
  • caso a oferta pública do FII ocorra durante a vigência das três carteiras anteriores, o fundo pode ser incluído sem estar listado nestas três carteiras, porém desde que a oferta ocorra antes do rebalanceamento anterior e que a presença seja de 95% desde o começo da negociação.

Sendo assim, as cotas de Fundos Imobiliários incluídas no índice IFIX são aquelas que possuem valor e volume considerável, representando assim uma parcela também considerável no setor. Contudo, os fundos já listados podem ser excluídos do IFIX se descumprirem os critérios de inclusão ou se tiverem suas cotas integralmente resgatadas durante a vigência da carteira.

Confira também: Por que funcionários estão pedindo demissão, mesmo como desemprego em alta? Entenda aqui

Qual o Objetivo do IFIX?

O objetivo do IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3, e assim auxiliar o investidor a escolher com maior segurança onde investir, segundo o site oficial da B3.

No próprio site oficial da B3 você encontra os 96 Fundos Imobiliários presentes no IFIX. E para finalizar, assista ao vídeo do Professor Baroni, que explica detalhadamente sobre o índice IFIX e ajuda a conhecer a metodologia com exemplos práticos.

Você também pode gostar: Como funcionam Pix saque e Pix troco? Entenda diferença e como usar as funções

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.