No Valor Diário de hoje 04/11, saiba como investir em Tesouro Direto. Esse tipo de ação é muito usada como o investimento principal de investidores conservadores, ou para diversificação da carteira de alguns investidores.
O que é o Tesouro Direto e como investir
O Tesouro Direto é um programa iniciado pelo Tesouro Nacional em 2002 em conjunto com a Bolsa de Valores, no qual você investe em Títulos Públicos. Ou seja, você empresta dinheiro ao governo e tem uma rentabilidade em troca.
Desse modo, é um tipo de investimento mais adotado por quem está iniciando no mundo dos investimentos, para quem tem um perfil conservador, ou para quem quer ter uma carteira diversificada.
Como investir
A princípio, o investimento no Tesouro Direto é uma maneira mais fácil de fazer seu dinheiro render mais. Além disso, a rentabilidade dos títulos públicos dependem do tipo de tesouro que você deseja investir, sendo risco baixo, médio e alto, assim como o tempo investido, podendo ser de prazo curto, médio e longo.

Tipos de Tesouros Diretos
Existem certos tipos de tesouros direto, vejamos alguns deles e como funcionam. Geralmente são os mais investidos, que são:
- TESOURO SELIC: Esse Tesouro rende de acordo com a Taxa Selic, isto é, a Taxa Básica de Juros. Além disso, ele tem rentabilidade diária, na qual você consegue resgatar a qualquer momento. (Você pode utilizá-lo como sua reserva de emergência).
- TESOURO IPCA: Esse é um tesouro híbrido, ou seja, é prefixado junto ao pós-fixado. Nesse caso, a rentabilidade é de acordo com o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo), isto é, esse índice mensura a inflação. Além disso, esse tesouro tem um rendimento fixo, ou seja, quando você investe, já tem um rendimento prefixado e um rendimento conforme a inflação desse período em que você escolheu para investir.
- TESOURO PREFIXADO: Este é um investimento com lucratividade anual fixa, na qual você já sabe no momento em que vai investir. Isto é, no dia do resgate, o valor será exatamente o visto no dia em que comprou a ação.
Passo a passo de como investir
Primeiramente, para começar a investir com segurança veja este passo a passo:
- Abra uma conta em alguma corretora de investimentos
O investimento no tesouro direto pode ser diretamente com seu Banco ou por meio de uma corretora de investimentos. Procure alguma que tenha taxa zero de custódia para o Tesouro e faça o seu cadastro. - Escolha o título de acordo seus objetivos
Ou seja, escolha entre as opções de Tesouro Selic, Prefixado ou Pós-fixado, sua escolha será de acordo com as suas necessidades e objetivos financeiros. - Comece a investir
Depois de ter escolhido o título, informe o valor inicial que investirá e transfira esse valor para a sua conta na corretora e inicie seus investimentos e movimentações.
Tudo certo, você já é um investidor!
Veja também: Veja as novas taxas de juros anunciadas pelo Banco Central e no que ela vai interferir