Dívidas na conta de luz: inadimplência é recorde em março; Serasa aponta aumento de mais de 20% dos devedores

Números impressionam, tanto de dívidas quanto a renda mínima, que diminuiu

Laguna, quinta-feira, 12 de maio, por Vinícius Lima — As dívidas de conta de luz estão batendo recorde no Brasil. Esse é um momento muito delicado, veja os dados do Serasa sobre falta de pagamento de água, luz e cartão de crédito no post de hoje do Valor Diário. Segundo dados da Serasa, tivemos a maior taxa de inadimplência dos últimos 4 anos, com cerca de 23,2% de falta de pagamento nas contas de água e luz, um recorde que aconteceu no mês de março.

Esse número representa um aumento em relação ao período de 2019, com quatro pontos percentuais. Ao todo, são cerca de 37 milhões de faturas atrasadas. Inclusive, em janeiro de 2022 tivemos o recorde de calotes nos serviços básicos, com recorde geral indo a um percentual de 23,7%, o maior desde 2018.

Ainda: Temporada de balanços; Itaú apresenta lucro de R$ 7,361 bilhões no 1° tri; confira valor da ação e se compra ou vende

Dívidas na conta de luz: inadimplência é recorde em março; Serasa aponta aumento de mais de 20% dos devedores

Duas aposentadorias pelo INSS Com a reforma previdenciária, entenda se é permitido; confira as novas regras (imagem Canva)
Dívidas na conta de luz: inadimplência é recorde em março; Serasa aponta aumento de mais de 20% dos devedores (imagem Canva)

Dentre todas as contas, a que está no topo da lista em relação a atrasos e inadimplências são as contas relativas aos juros a bancos e cartões de créditos que, em março deste ano, chegou a 28,17%. Apesar de ser um número expressivo e estar no topo do ranking, não apresentou aumento em relação aos últimos anos, permanecendo sempre com uma taxa alta. Se compararmos 2019, tivemos o crescimento de apenas 1% no percentual.

Veja também esse artigo: IFIX: entenda o que é este indicador e como ele influência no mercado imobiliário; entenda de vez aqui

Situação geral e o que fazer

Como um todo, estamos vivendo uma crescente no número de inadimplências. Em março deste ano tivemos cerca de 65,6 milhões de pessoas que não conseguiram pagar suas contas em dia. Esse número está muito próximo do que aconteceu no período da pandemia, em 2020.

A renda média dos brasileiros está no menor patamar dos últimos 12 anos; houve um aumento significativo no número de trabalhadores informais, superando a marca de 38 milhões; e o desemprego, que atinge 12 milhões de brasileiros, como nos aponta reportagem do R7, em abril de 2022.

Muitas pessoas se perguntam o que podem fazer em momentos como esse. O foco sempre será em apontar para a solução e não para o problema. Uma das dicas do que podemos fazer e que vale a pena observar é o conhecimento. Natália Arcuri, por exemplo, deixou um vídeo, há 3 anos atrás, onde as pessoas estão agradecendo muito a ela, com 4 passos que ajudam qualquer pessoa a sair das dívidas. Vale a pena conferir.

Por fim, veja também: O Que É Um Freelancer? Aprenda O Que Um Profissional Independente Faz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.