MEI: como conseguir empréstimo para o seu negócio?
Muitos microempreendedores individuais desejam desenvolver seu negócio e precisam de verba para isso. Nestes casos, contratar um empréstimo para MEI pode ser uma solução bem interessante, tanto para composição de capital de giro quanto para uma reforma e modernização do seu negócio. Veja agora como conseguir empréstimo para MEI.
Leia ainda: Carteira BB: como receber benefícios pelo Banco do Brasil
MEI pode conseguir um empréstimo na modalidade de microcrédito
O MEI pode solicitar um microcrédito em algumas instituições como:
- CAIXA Econômica,
- Banco do Brasil,
- Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES);
Vale destacar ainda que muitas financeiras oferecem linhas de crédito específicas para cada objetivo de um empreendedor.
Assim, dependendo da instituição, é possível que o cliente encontre um empréstimo específico para cada tipo de necessidade. Ou seja, é possível receber crédito para compra de novos equipamentos e outro para quitação de dívidas, por exemplo.
Qual o valor máximo de empréstimo para MEI?
A quantia do valor concedido no empréstimo pode variar de acordo com a instituição.
No entanto, vale lembrar que essa modalidade de empréstimo não costuma ultrapassar o total de R$ 20 mil.
Documentos necessários para solicitar o crédito
Para solicitar o empréstimo para MEI é necessário apresentar:
- Plano de investimento:
Criar um documento no qual apresente as razões para a solicitação do crédito, bem como o planejamento de onde será aplicado o investimento.
- Documentação:
Apesar de cada instituição solicitar uma documentação diferente, a maioria delas exige a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI.
- Comprovante de renda:
Para isso, o empreendedor deve ter os comprovantes de renda, tanto de pessoa física, quanto da pessoa jurídica.
Por meio desses itens, o banco traçará o perfil financeiro e verificará se o empreendedor possui recursos para arcar com os pagamentos.
O que é um empréstimo para MEI?
Apesar de ser um crédito parecido com o tradicional, esse tipo de empréstimo possui algumas características diferentes, portanto, é preciso que o empreendedor demonstre a possibilidade de arcar com os compromissos, sem o qual o empréstimo dificilmente será aprovado.
A saída para pessoas que ainda não conseguem comprovar renda é solicitar um empréstimo pessoal. Neste caso, é possível comprovar renda apresentando o extrato bancário dos 90 últimos dias.
Vale lembrar, entretanto, que caso o empreendedor opte por essa modalidade, não se tratará de um empréstimo para empresa e sim um empréstimo pessoal, o que costuma elevar a taxa de juros praticada pelo banco e o valor total pago.
Quem pode solicitar?
Para solicitar um empréstimo para MEI basta que a pessoa tenha um CNPJ ativo, comprove os rendimentos da empresa e tenha um plano que informe de que maneira o recurso será aplicado ao negócio.
Além disso, vale lembrar que o microcrédito para MEI deve ser utilizado única e exclusivamente para o desenvolvimento do negócio. Sendo assim, não deve ser aplicado para outros fins.
Leia também: O que é Elisão Fiscal? Medida ganha força na pandemia