Mês de vacinação contra a febre aftosa em Nova Mutum está em andamento (14/05); confira
A princípio chegou o mês de vacinação da Febre Aftosa no Mato Grosso, hoje dia 14 de Maio foi acompanhado mais uma vacinação de um rebanho. Dessa vez no município de Nova Mutum na Fazenda Recanto Azul. Veja os detalhes.
Essa vacinação é obrigatória e de extrema importância para proteção do gado. A febre aftosa para quem não sabe é uma enfermidade que tem um nível contágio agressivo entre os animais.
A doença agride principalmente os animais biungulados (casco fendido), como os bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervídeos e suídeos entre outros. Caso a enfermidade não seja prevenida pode ocasionar a formação de vesículas (bolhas) e ulceras (erosões) na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos.
A vacinação da Febre Aftosa na fazenda é acompanhado de profissionais da área, que fazem o trabalho com extrema precisão. O responsável conta que a vacinação segue as regras da campanha segundo O Ministério da Agricultura e Pecuária e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso INDEA–MT.
Lembrando que algumas regiões foram adiantadas essa vacinação da Febre Aftosa, devido a pandemia do COVID-19. Mas a campanha de vacinação vai até 10 de junho de 2020.
Em conclusão vale lembrar que muitos pecuaristas pediram um acréscimo no prazo da campanha. Devido as mudanças criada pela pandemia da coronavírus, que assim impede a concentração de trabalhadores. Exigindo mais tempo nas atividades da vacinação do gado nas propriedades.