É autônomo e quer contribuir com o governo para ter direito alguns benefícios? Com o MEI (Microempreendedor Individual) o profissional tem direito a vários benefícios da previdência social (INSS). Como abrir uma MEI gratuito?
Não é preciso ser contador para abrir uma conta MEI. O processo é simples e rápido e pode ser feito na casa do usuário.
Para ser MEI é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, para então verificar se esse tipo de atividade se encaixa no seu perfil.
Como abrir uma MEI gratuito?
A abertura pode ser feita em casa através do Portal do Empreendedor. Quem tiver alguma dificuldade pode ligar para os telefones que estão a disposição. Há um manual disponível que facilita esse passo a passo da abertura. Confira como proceder.
1.Pesquisa: primeiro verifique se a sua atividade faz parte da lista que o MEI contempla. Importante ressaltar que para fazer parte dessa categoria não se pode ter um faturamento anual que não ultrapasse R$ 81 mil;
2.Realizar o cadastro: ele pode ser feito no site da Plataforma gov.br;
3.Optar pela inscrição MEI: é necessário informar dados da conta Brasil Cidadão, recibo da sua declaração de Imposto de Renda ou do Título de Eleitor, celular além de preencher outras informações.
4.Escolha do nome fantasia: escolha o nome de sua empresa e o seu ramo de atuação. Podem ainda ser escolhidas 15 atividades secundárias.
5.CEP: CEP onde mora e o profissional caso a atividade não seja realizada em casa.
6.Ler todo o conteúdo: leia com muita atenção todas as informações que constam no documento;
6:Informar o código: para autenticação será enviado um código;
Após toda a formalização para o usuário ter direito a todos os benefícios, ele deve pagar em dia o MEI, que custa 55 reais por mês.
Além disso, é importante sempre ter em dia os seguintes documentos:
- Certificado da Condição de Microempreendedor Individual;
- Boleto de Pagamento Mensal (DAS);
- Relatório Mensal de Receitas Brutas
Quem é MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, mas se quiser pode emitir nota.
É sempre bom verificar em seU município como que funciona a questão da atuação de sua categoria.