PIS/Pasep de 1971 a 1988: Saiba agora como receber o dinheiro do Fundo!
Saiba como sacar dinheiro do Fundo PIS/Pasep
Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 20 milhões de beneficiários do Fundo PIS/Pasep ainda não sacaram o valor liberado desde 2019. Por isso, hoje 16/11, o Valor Diário irá te explicar como receber o PIS/PASEP de 1971 a 1988.
Saiba mais sobre o Fundo PIS/Pasep?
Entre os anos de 1971 e 1988, a maioria das empresas e órgãos públicos adicionavam dinheiro no fundo em nome dos seus funcionários. Dessa forma, cada um se tornava dono de uma cota do Fundo. Contudo, realizava o saque só em caso de doença grave, aposentadoria ou ao completar os 70 anos.
Contudo, a forma de pagamento do PIS/Pasep, mudou desde 1988 e muitos beneficiários ainda não retiraram o valor estabelecido na época. Com isso, até hoje diversas pessoas não sabem da possibilidade da retirada desse benefício, assim como seus herdeiros que também tem direito a sacar o valor.
Quem está apto a receber?
Só é possível ter acesso às cotas do PIS, quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada, durante o período da criação até o seu fim em 1988. Os servidores públicos ou do serviço militar nesse mesmo período, têm acesso às cotas do Pasep.
Por isso, aqueles que se cadastraram no Fundo até 04 de outubro de 1988, podem sacar o saldo caso ainda possuam.
Como fazer?
Desde agosto de 2020, os saques do Fundo PIS/Pasep deverão ser solicitados à Caixa Econômica Federal. Visto que, o Banco do Brasil, em maio de 2020, transferiu as cotas do Pasep para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De maneira simples, o trabalhador poderá sacar o dinheiro pelo próprio aplicativo do FGTS.
Atenção: Para valores acima de R$3 mil, deverá ser realizado o saque apenas agências da Caixa Econômica Federal, e para isso, será necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto.
E então, agora que você já sabe como receber o PIS/PASEP de 1971 a 1988, encaminhe para aquele seu amigo que também vai adorar saber.
Veja também: Veja O Calendário PIS/Pasep 2022