Ibovespa inicia semana com novas quedas; entenda os motivos

Ibovespa cai com notícias da China e pressão inflacionária na economia nacional

São José do Rio Preto, quarta-feira, 11 de maio, por Sérgio Carrieri – O Ibovespa iniciou essa semana com uma forte queda. Sobretudo, após dados ruins da economia chinesa, resultado das medidas restritivas por lá. Além disso, as bolsas americanas e europeias acompanharam o mau-humor geral.

Dessa forma, o Valor Diário vem trazer mais detalhes sobre os motivos que derrubaram as bolsas pelo mundo essa semana. As exportações da China cresceram 3,9% em abril, atingindo um superavit de US$ 51,1 bilhões. Apesar disso, é o menor número registrado em quase dois anos.

Ibovespa inicia semana com novas quedas, entenda os motivos - Pixabay -
Ibovespa inicia semana com novas quedas, entenda os motivos – Pixabay –

Não deixe de ler: O que é um freelancer? Aprenda o que um profissional independente faz

Ibovespa acompanha mau-humor de Wall Street

Já em Wall Street, o início da semana foi igualmente de temor e incertezas, com os investidores ainda avaliando a alta da taxa de juros. Ao mesmo tempo, o rendimento de títulos do tesouro americano oscilava em torno dos 3,20%. O maior em quatro anos, ou seja, pode significar a fuga de investidores da renda variável.

As bolsas europeias também caminham na mesma direção, digerindo os dados da China e a pressão inflacionária no continente. Do mesmo modo, o banco central europeu já avisou que os juros podem ser elevados ao longo desse ano. Ainda mais com a situação de guerra que está se prolongando mais que o previsto.

Confira: IFIX: entenda o que é este indicador e como ele influencia no mercado imobiliário; entenda de vez aqui

Vale sofre com queda na importação de minério de ferro

Na bolsa chinesa, os contratos de minério de ferro para setembro desse ano, derretiam mais de 5%, cotados ao equivalente a US$ 119,80. Enquanto as importações da China caíram quase 13%, para cerca de 86 milhões de toneladas. Conforme artigo de Mitchel Diniz publicado em 9 de maio no Portal InfoMoney.

Em seguida foi á vez dos preços da cotação do barril do petróleo recuarem forte, também por temor de redução da demanda chinesa. E por aqui, os temores com a inflação persistente continuam a rondar a retomada do crescimento. Afinal, os elementos que sustentam a inflação não dão sinal de trégua.

Enfim, para os analistas, a grande dificuldade são as oscilações do dólar, que influenciam negativamente os custos com transportes, combustíveis e alimentação. Quer saber um pouco mais sobre o Ibovespa? Então, assista ao vídeo abaixo do canal Band Jornalismo.

Leia também: Inter ou Nubank? Confira aqui qual conta digital tem mais vantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.