São Paulo, domingo, 29 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – o Projeto de Lei, apresentado em agosto de 2020, ainda está em discussão na Câmara dos Deputados, para aprovação do 14° salário. Assim, aposentados e pensionistas do INSS, desde então, seguem ansiosos com a decisão. Conforme último requerimento, do dia 25 de maio, há destaque para importância do abono para suprir os efeitos financeiros para população. Sobretudo com a pandemia de Covid-19, requer-se que o benefício seja aprovado não somente para 2022, mas com prazo indeterminado.
Então, o Valor Diário trará as principais informações sobre os próximos passos do Projeto de Lei e, ainda, para quando o abono previdenciário extra está previsto. Diante das antecipações dos 13° salários desde 2020, muitas famílias foram beneficiadas. Porém, diante do atual cenário da economia brasileira, não foi o suficiente para aliviar o bolso dos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia também: De dono a inquilino; veja como reequilibrar a vida financeira vendendo seu imóvel

Como está o andamento do Projeto de lei para aprovação do 14° salário?
Primeiro, vale destacar que o Projeto de Lei para o 14° salário, pretende, principalmente, compensar o que não foi pago em 2020 e 2021. E, assim, de forma retroativa, serem realizados os pagamentos nos anos de 2022 e 2023. Para que, assim, aposentados e pensionistas do INSS sofram menos com o impacto financeiro causado pela pandemia de Covid-19.
Conforme último andamento, Comissão da Câmara dos Deputados, aprovou o pagamento do 14° salário para beneficiários do INSS. Logo após, haverá a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). E, enfim, deverá seguir para o Senado Federal; desse modo, não há como prever uma data específica para os pagamentos.
Confira também: Prêmio de R$ 100 milhões na Mega-Sena; descubra quanto renderia no Tesouro Direto
Em matéria do dia 26 de maio, no site da Câmara dos Deputados, advogado, destaca como aposentados sofreram os impactos da pandemia:
“Os filhos que perderam os empregos no momento que tudo parou foram para a casa do pai, da mãe, do avô e da avó. E aumento a despesas dele, mas ele não teve ajuda durante a pandemia”, diz especialista em direito tributário, o advogado Sandro Lúcio Gonçalves.
Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Comissão debate 14º salário para aposentados e pensionistas – 25/05/22”, do canal Câmara dos Deputados, do YouTube.